terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mulheres na Marinha Mercante - 2. Comandante Jones: "A atitude da maioria das mulheres do Mar foi fundamental para que se firmassem a bordo"

Mensagem que recebi do comandante Jones.

Comandante Jones: "As velhas comparações e preconceitos começarão a surgir novamente.
Cabe a todas vocês estarem preparadas em dobro para dar as respostas corretas".

"Prezada Laura,

Bom dia,

Inicialmente, gostaria de parabenizá-la pela iniciativa do Blog Mulheres Mercantes.

Todos sabemos que este tipo de conversação surgiu primeiramente como mais uma forma de diálogo informal entre os formadores do Blog e seus diversos círculos de amizade. Além disto, hoje em dia, este tipo de veículo de comunicação, quando feito por pessoas com ética e valores como você, representa também uma importante fonte de informação e/ou conhecimento para não somente as pessoas conhecidas, mas, também, às milhões de pessoas desconhecidas e que trafegam 24 horas por dia pela web. Pontuei anteriormente em negrito as palavras Ética e Valores, pois, neste cenário que vivemos de excesso de informação, surgem, ao mesmo tempo que o seu Blog, exemplos de outros Blogs onde não existem estes dois pontos fundamentais para a nossa vida, seja ela virtual ou real. Na Internet também temos que ter ética e valores.  Na internet também temos que ser responsáveis por aquilo que publicamos e mostramos, pois, os leitores do Blog quando bem informados, podem devidamente transformar informação em conhecimento. Isto requer análise e conteúdo. Na Internet também temos que ter Educação.

Seu Blog é um exemplo disto.

E  digo mais. Sugiro que utilize, de maneira humilde e proativa, este seu espaço de lazer e comunicação para igualmente ser uma fonte séria e correta de informações para o meio marítimo, a fim de que nossas colegas e nossos colegas não sejam influenciados por falsos representantes de nossa classe que se intitulam fontes de informação e conhecimento para o pessoal do Mar.

Vou dar um exemplo ruim disto que venho falando. O chamado Blog Mercante (sic).

Este Blog, ao mesmo tempo que publica alguns posts de informação do meio marítimo utilizando as teclas de copiar e colar, ou seja não cria nada, emite opiniões e justificativas para os mais diversos assuntos de interesse da comunidade marítima. Porém, e, alerto a todas as leitoras e leitores do seu Blog, que falta ao Blog Mercante (sic) quatro elementos fundamentais para falar em nosso nome – Conteúdo, Legitimidade, Representatividade e Educação.

Na maioria, os blogueiros são marítimos que têm muito pouco tempo de embarque, milhas navegadas ou mesmo experiência no Mar. E falta de vontade de estudar a respeito. Na maioria, são pessoas que discorrem sobre os assuntos sem levar em consideração os aspectos macro das questões. Exemplo disto: desconhecem as causas e conseqüências da luta para a implantação e manutenção da RN-72, desconhecem a importância da participação do oficial mercante brasileiro em fóruns internacionais como fator de visibilidade e força política; desconhecem os graves problemas gerados pelas bandeiras de conveniência e as batalhas que temos que travar para não difundi-las em nossas águas jurisdicionais, etc, etc.

Falta-lhes visão geopolítica e estratégica. E falta-lhes educação para discutir estes temas. Os textos daqueles garotos são virulentos, atacando por diversas vezes a honra e a moral de outras pessoas e instituições que nunca lhes fizeram o mesmo. Atacando pessoas mais velhas, em termos de idade e experiência no Mar, as quais, merecem toda nossa consideração e apreço. Veja bem, não estou querendo dizer com isto que não deva haver o contraditório. Ele é muito importante e deve ser estimulado. Mas, uma coisa é colocar uma posição contrária a respeito de um assunto. Todas as opiniões são consideráveis. Outra coisa, bem diferente, é atacar violentamente o conceito e as atitudes da outra parte, com palavras grosseiras. Isto não é comportamento digno de um oficial mercante e nem de uma outra profissão qualquer.  

O que existe na verdade é uma guerra pelo poder de um sindicato e de uma classe que, nos últimos 10 anos, teve enormes avanços, em todos os sentidos.

Mas o pior de tudo isso é a face narcisística do seu principal blogueiro. Ele, sendo manipulado por forças ocultas, um marionete, se arrota no direito de estabelecer posições e emitir opiniões junto aos órgãos que trabalham junto conosco como a DPC, etc, como se estivesse falando em nome da classe maritima. Porém, relembro, são todos julgamentos sem o devido conhecimento de causa e que, na verdade, nos causam perda de prestígio, pela baixa qualidade das afirmações erigidas pelo Blog Mercante (sic).

Permita-me dar um aviso sobre isto aos seus leitores, especialmente aos mais jovens:

O Blog Mercante (sic) não fala em nome da classe marítima. Procurem outras fontes de informação que tenham mais ética e valores e que, especialmente, tenham conteúdo, legitimidade, representatividade e educação, como o Blog Mulheres Mercantes, o site do Sindmar ou o site do CCMM (Centro de Capitães da Marinha Mercante).

Bem, após este início, gostaria de mudar de assunto e falar a respeito da minha experiência com mulheres a bordo.

Desde a primeira turma de oficiais formadas pela EFOMM, já estiveram embarcadas comigo estagiárias, praticantes, oficiais etc. Procurei, desde o início, quando a presença de mulheres marítimas a bordo era uma grande novidade, trabalhar dois aspectos com elas:

O primeiro era aprimorar o seu desenvolvimento profissional de uma maneira irrestrita. Sempre disse que elas são capazes de fazer tudo o que os homens marítimos fazem. E não media esforços para isto, fazendo inclusive treinamento de ordem e impostação de voz de comando para manobras com as praticantes. Isto é um bom exemplo da postura que também cobrava delas a bordo. A atitude da maioria das mulheres do Mar foi fundamental para que se firmassem a bordo, tanto quanto seu desenvolvimento profissional. Digo, a maioria, pois, como em qualquer profissão, existem os bons e os maus profissionais. Na questão das mulheres não seria diferente.

Esta fase de afirmação acredito estar concluída. Contudo, uma fase até mais importante se avizinha para as Mulheres do Mar e aí aparece o segundo aspecto que procurei trabalhar com todas que embarcaram comigo – o Comando a bordo.

Brevemente, será o período em que vocês irão, cada vez mais, ocupar postos de comando a bordo, tanto na área de náutica quando na área de máquinas. As velhas comparações e preconceitos começarão a surgir novamente. Cabe a todas vocês estarem preparadas em dobro para dar as respostas corretas. Digo em dobro, pois, a partir de vocês, é que dois paradigmas da nossa sociedade podem ser quebrados. O primeiro diz respeito ao papel do homem na formação e cuidado do lar e dos filhos. E o segundo, fala sobre questões de carreira profissional e ambiente a bordo com mulheres no comando. Aspectos como inteligência emocional e social devem ser mais estimulados a bordo.

Podemos discutir mais a respeito em outras ocasiões.

Foi uma alegria e uma honra ter participado deste exemplar Blog de Mulheres do Mar.

Minha foto segue em anexo.

Fiquem com Deus.

Atenciosamente,
Best Regards,

Jones A. B. Soares
CLC-Comandante"

Nenhum comentário:

Postar um comentário