sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mulheres na Marinha Mercante - 5. "O mundo conspirou a meu favor. Hoje sou Cristina, CMTE/10N"

Cristina Martins é a primeira mulher a manobrar e a comandar um rebocador ASD (AZIMUTAL). Ela está na área portuária desde 14 de maio de 2010. Fez um intenso treinamento nas bases portuárias de Santos, Paranaguá e, agora, Angra dos Reis. Mais uma conquista.

Parabéns, parabéns, parabéns.

Ela me contou tudo. E no final ainda fez uma oferta de emprego.

"Somente com a experiência é que vamos
adquirindo confiança e nos tornando bons profissionais".
“Olá, Laura, boa noite

Desculpe a demora, pois estou embarcada no momento e durante o dia é um tanto complicado para mim.

Bom... mas... Vamos lá...

Primeiramente quero deixar claro que me sinto realizada em trabalhar em uma área que gosto muito que é a da Marinha Mercante. Trabalhar no mar e manobrar.

Tudo começou na EFOMM – CIABA, em Belém do Pará, onde me formei em 2002/2003. Fiz o PREST e o PIM nos navios da Transpetro no NT/Candiota e no NT/Itaituba, logo depois que cumpri minha grade curricular. Fui trabalhar na área de offshore, começando pela empresa AstroMarítima como piloto, onde passei um mês. Logo depois fui para a Finarge do Brasil, como Imediato, onde fiquei quatro anos trabalhando em rebocadores PSV-Supply, Oil Recovery, segurando popa de navio aliviador, e, por fim, em rebocadores de mergulho, no TFO. Ufa! Foi uma experiência muito boa e diversificada.

Em 2006 fiquei grávida e tive que parar de embarcar. Passei um ano e oito meses sem trabalhar para cuidar do meu filho, o Matheus (hoje com três anos de idade). Voltei em 2009, com um convite da Smit, para comandar um de seus rebocadores azimutais espalhados pelos portos brasileiros como em Paranaguá, Angra dos Reis, Sepetiba, Santos, Vitória e São Luiz do Maranhão.

A Smit me convidou para fazer parte de um projeto muito interessante que, na verdade, ainda não se concretizou. Mas estamos trabalhando para alcançar nosso objetivo, que é montar o primeiro rebocador portuário do Brasil com uma tripulação feminina. Achei uma idéia muito interessante e desafiadora. Então aceitei a proposta na hora.

Só que não foi tão fácil assim, pois no porto ainda não havia mulheres no comando. Então, comecei meu treinamento, pois particularmente quando o comandante e a tripulação ainda não estão familiarizados com os rebocadores azimutais ASD (Azimuth Astern Drive) precisa-se de um extensivo e dedicado treinamento com o sistema. Tive um grande apoio da empresa e de seus comandantes que me auxiliaram até aqui.

Após um ano de treinamento em Santos, depois em Paranaguá, e, logo após, em Angra dos Reis, onde assumi o comando do Rebocador ASD Smit Tupari, fiquei muito feliz. Me senti realizada, e, nas primeiras manobras no comando, quando avistava o navio e ia navegando de encontro ao mesmo, sentia um "frio na barriga". Ter que encostar num navio em movimento com até 10 nós de velocidade não é muito fácil. Requer bastante habilidade, atenção, paciência, tranquilidade e muito zelo pela segurança, pois é uma manobra arriscada se houver algum erro.

Mas hoje, seis meses depois de ter assumido o comando, estou me tornando mais confiante a cada manobra. Somente com a experiência é que vamos adquirindo confiança e nos tornando bons profissionais.

Graças a Deus estou aqui. Acreditei e confiei que iria conseguir. Percebi que desde o primeiro momento que me dediquei ao meu objetivo que o mundo conspirou ao meu favor e deu tudo certo no final.

Deixo meus agradecimentos a todos que me apoiaram e que acreditaram em minha capacidade.

Hoje, sou Cristina, CMTE/1ON !!!!

Bom, Laura, gostaria até que você fizesse um favor para mim. Se você souber de alguma marinheira para embarcar, me avisa. Vamos lotar nossa embarcação de mulheres".

5 comentários:

  1. Toda vez em que entro aqui para clipar algo interessante para nós - como foi o caso da criação do grupo de discussão das mulheres mercantes publicada no DOU - não raro acabo perdendo a hora lendo seus artigos.
    .
    Riquíssima contribuição para a MM.
    .
    Conte com a gente. Um abraço e um beijo, viu?
    .
    PORTALMARITIMO
    Marcus Lotfi
    Editor/Redator-Chefe
    www.portalmaritimo.com

    ResponderExcluir
  2. "CMTE" Cristina,procura por marinheira na capitania dos portos de Vitória ES, sou tambem da marinha mercante e quando fiz curso foi formado uma marinheira comigo aq em Vitória.
    Ela é uma pessoa muito dedicada e entuziasta!
    e sonha grande como vc gostaria q á ajudace desde já lhe agradeço,fiquei feliz por vc,por suas realizações pessoais! se vc se dispor a ajudar o nome dela é "Rozangela" formada em 2008 aq na capitania dos portos do ES.

    subscrevo-me atenciosamente obrigado "Elias Soares" marinheiro da "Wilson`sons" de Vitória ES.

    ResponderExcluir
  3. Caro Elias, obrigada pelo acesso ao Blog, se você tiver acesso aos contatos da Rozangela, informe via email para o Blog:
    mulheresmercantes@gmail.com

    att.

    Laura

    ResponderExcluir
  4. CMTE Cristina, meus parabens por esta conquista eu tambem sou comandante de rebocador portuario azimutal sulnorte salvador sei a responsa que é comandar um rebocador portuario, cada manobra um desafio mas deus está sempre com nosco
    Sobre sua tripulação 100% mulheres tenho uma colega(Maria José) que e MOC e está a procura do seu primeiro embarque, disposição tem de sobra só falta a oportunidade se puder ajuda-la agradeço.um abraço e boas manobras.

    att.J. Carlos

    ResponderExcluir
  5. procuro uma oportunidade de embarque.........me chamo Denise gonçalves,turma moc de 2010 de Paranagua-Pr,formada pela Capitania dos Portos do Parana,sempre fui pescadora artesanal,até que realizei um sonho de fazer o curso de moc para seguir carreira na marinha mercante,porque a vida de pescador não é facil não,tive embarcada numa empresa de turismo,depois embarquei numa empresa de apoio maritimo,hoje estou em busca de uma nova oportunidade e quem sabe fazer parte da tripulação da comandante Cristina,seria a realização de um grande sonho meu....
    meu email é alineeaninha@hotmail.com moro em Paranagua-Pr

    ResponderExcluir