segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Com açúcar, com afeto e determinação

Amigas, companheiras, colegas de turma e de profissão, seguidoras e seguidores do nosso Blog Mulheres Mercantes: recebi hoje a informação de uma amigona que o blog objeto de crítica do CMT Jones em sua mensagem às Mulheres Mercantes e ao nosso Blog, emitiu de forma grosseira e deselegante uma resposta ao mesmo.

Quero reafirmar que o objetivo deste Blog, o nosso Blog, não é mergulhar em discussões e afrontas pessoais. A intenção que eu, Laura Teixeira, MULHER MERCANTE e AMANTE DA MINHA PROFISSÃO, tenho ao administrar este Blog é divulgar a todas as companheiras e companheiros de trabalho e também aos navegadores da internet, que nos honrarem com suas visitas, a oportunidade de descobrir uma profissão que poucos conhecem no Brasil, revelando a participação crescente das mulheres nesse meio. Meu objetivo é mostrar o tanto quanto possível o que somos como Mulheres Mercantes, plenamente capazes de desempenhar nossas funções a bordo, bem como, como vivemos além de nossa rotina de trabalho. Todo isto com a nossa visão, nossa perspectiva... Enfim, com o olhar da Mulher Mercante. A forma de expressão de pessoas que se dizem nossos companheiros, como a que me foi informada, só nos leva a lamentar o muito triste que é constatar que, em pleno século XXI, ainda somos “vítimas” de pessoas preconceituosas e machistas.

O que me impede de estar num local em que eu possa aprender? Alguém já nasce sabendo? Nunca escondi de nenhum de vocês o que tenho feito. Quem entre nós não sabe que sou a Delegada do SINDMAR, em Vitória? Estou nas revistas do meu sindicato, em seus boletins, palestro em seus eventos e tenho muito orgulho disso. O SINDMAR não é qualquer coisa. Quanto mais conheço sua estrutura e o trabalho de todos que o construíram e continuam construindo, mais o admiro, e sei mais e mais o que representa o SINDMAR na vida de milhares de companheiros e companheiras. Saibam ou não, elas e eles, disto. Naveguei durante dois anos e aprendi com dedicação o que pude sobre o meu trabalho a bordo. Estou construindo outro aprendizado, que é ser sindicalista. Como Delegada continuo aprendendo.

Estou na Delegacia para trabalhar e ajudar no que for possível. Gostaria de dividir o meu conhecimento com vocês. Este Blog não foi criado pelo nosso sindicato, mas, bem que poderia ter sido. Só tenho recebido de todos meus companheiros no SINDMAR estímulo e força. Pelo visto, parece existir quem ache que uma mulher não tem capacidade de criar um Blog e expressar suas opiniões! Apesar disto, estou determinada em não entrar em discussões infindáveis e a divulgar mensagens de pessoas que nos apoiam e que sabem o nosso verdadeiro valor. Pessoas que sabem reconhecer e incentivar a nossa atuação nesse setor.

Não li e não lerei o que foi comentado no tal blog. Tenho respeito e dou valor suficiente ao meu tempo para não desperdiçá-lo com o que não vale a pena. Mas quero registrar o meu total apoio ao Jones, meu amigo e figura pela qual tenho imenso respeito e admiração. Ele não chegou a ser o comandante que é, de forma leviana. É companheiro que sempre apoiou a presença de todas nós nesse mercado de trabalho.

Nosso Blog não será veículo para ofensas e deselegâncias. Não foi isso que pensei ao criar este Blog, que tanto tem me dado prazer. Nós, mulheres, somos o seu combustível. A minha principal contribuição é encher seus textos com açúcar e com afeto e postá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário