quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Mulher Mercante, mãe de três e avó

Hoje quero apresentar a vocês a Edilza de Paula Marques, Marinheira de Convés, nascida em São João do Meriti. Ela conheceu a Marinha Mercante quando trabalhava como coreógrafa de bailes de 15 anos. Em um desses, conversando com o pai da aniversariante, descobriu o que queria ser, uma Mulher Mercante.

“Quando comecei a viajar a minha filha mais nova tinha 8 anos"
Em 1996 Edilza se inscreveu no curso de CBCV no CIAGA. Hoje para quem deseja se inscrever em um curso tem que procurar uma das Capitanias dos Portos ou procurar as ofertas no site da DPC.

Tradicionalmente e operacionalmente o serviço prestado por um marítimo a bordo exige muito esforço físico e força. Edilza não se deixou abalar pelas condições e resolveu encarar de frente o desafio.

“Bom, o trabalho em si tudo bem. Consigo lidar. A convivência que é um pouco desconcertante devido alguns homens não aceitarem nós, mulheres, a bordo. Mas, aos poucos, eles estão aceitando. Com isso eu também passei a ter jogo de cintura para algumas situações desagradáveis.”

Quem não acredita que é possível ou achava que não existia, ela embarca em um regime de 3 meses a bordo e 45 dias em casa, Edilza é mãe de três filhas. Isso mesmo três e mais: ela é avó de uma garotinha de 3 anos.


"Tenho 3 filhas, uma com 27 anos,  outra com 25 e  a mais nova com 23. Além disso uma netinha linda de 3 anos, minha princesa."

"A saudade é grande"
“Quando comecei a viajar, minha filha mais nova tinha 8 anos e conversei com elas sobre o tempo que ficaria fora e que elas ficariam em casa com o pai.  É difícil, pois a saudade é grande. Em 2001 eram muitas cartas que escrevia em cada porto, pois era de 6 meses o embarque e dois meses em casa. Muito tempo sem vê-las.”


Hoje, com 51 anos, Edilza está cursando técnico Ambiental e futuramente sonha em fazer um curso para segundo piloto.


Hoje com 51 anos ela sonha em ser Segundo Oficial de Náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário