quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Do Mar para o Mar

Se tem um lugar que marítimo gosta de estar quando desembarca é terra firme. Não é o caso da Luciana. Após 35 dias embarcada adivinhem para onde vai a Oficial de Náutica quando desembarca?

Acreditem. Para a água novamente! É isso mesmo. 

Apaixonada pelo mar a oficial descobriu este ano que seu amor pelos mares vai além de sua profissão.

Para quem ama  o mar e o esporte, Luciana dá dicas para curtir bons ventos com o Kitesurf.

Luciana na sua primeira aula de Kitesuf
Como surgiu o interesse pelo Kitesurf?
- Sempre tive admiração pelo Kitesurf e esportes aquáticos em geral. Só observava e nunca tinha tomado a iniciativa. Depois de um tempo descobri que uns amigos estavam praticando. Aí foi o pontapé inicial pra eu começar a me informar sobre o esporte.

Luciana na sua quarta aula, Water Start
Quantas vezes você pratica durante o desembarque?

- Se der, eu velejo todo dia (risos). Vou sempre que posso, exceto nos fins de semana.

No último dia de curso, a oficial já mostra desenvoltura no esporte
E com relação aos equipamentos que usa, são seus? Onde comprar? São caros?

- Recentemente, comprei meu equipamento. Procurei em vários lugares, sempre com a ajuda de amigos que também velejam. Mas o meu eu comprei na praia do Cumbuco, no Ceará. Os preços variam muito, dependendo se o equipamento for novo, seminovo ou usado. Também tem várias marcas diferentes. Dá para encontrar equipamento barato, mas tem que ter cuidado para não comprar algo que já esteja condenado. Optei por comprar um kite novo de 8,5 metros, prancha seminova e trapézio seminovo. Tudo saiu por 4 mil. 

Equipamento novo
Depois de tantos dias a bordo, vendo o mar de outro ângulo, qual a sensação quando você está praticando o Kitesurf?

- Não tem como comparar a vida que levamos a bordo com uma tarde de velejo (risos). É um esporte que relaxa a mente e trabalha o corpo. A sensação é de liberdade, além da paisagem que contribui mais ainda. As horas passam rapidamente. Quando vejo, o sol já está se pondo e minha mãe me ligando para saber se eu estou viva! (mais risos)


"Quando vejo, o sol já está se pondo e minha mãe me ligando para saber se estou viva"
Desde quando pratica o esporte?
- Comecei o curso em meados de maio deste ano. Devido ao regime de embarque, terminei o curso em meados de julho. São 10 aulas, 50 reais por cada. Depois disso, comprei meu equipamento e comecei a praticar sozinha. Então, sou bem nova no esporte.
 
Luciana em seu último velejo antes de embarcar
Qual a dica para quem vai começar agora?

- O ideal é fazer o curso. Não tem como comprar o equipamento se você não sabe usar. Além disso, pode ser muito perigoso se não tiver controle do kite. Eu mesma já tomei vários tombos! (risos).
O curso serve para aprender o básico do Kitesurf.  Depois disso a prática é necessária para continuar desenvolvendo. Pesquise também modelos de kites e  tamanhos ideais para o seu peso e intensidade de vento na região onde você queira velejar.

É isso! Bom velejo para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário