quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Vamos fazer história mais uma vez

Quem gosta de “furo de reportagem” levanta a mão!!

Mais uma vez a CMT Hildelene é pioneira. Na sexta feira dia 07/11/14, nossa estimada Comandante foi indicada pelo SINDMAR como candidata a uma vaga no CAEPE, da Escola Superior de Guerra – ESG.




Se ela emplacar, o que não é fácil, pois há muito mais candidatos indicados do que vagas, o SINDMAR irá fazer história pela terceira vez, junto com nossa Comandante.

A primeira foi em 2005 quando recebemos convite para uma indicação. Até então nunca um oficial mercante havia feito este tão disputado curso de altos estudos estratégicos. Nosso candidato foi um dos escolhidos e realizou com brilhantismo o curso em 2006.

A segunda foi este ano ao conseguirmos que o Oficial de Máquinas Marco Junqueira ocupasse uma cadeira. Não foi fácil também. Era  a nossa terceira tentativa com oficiais de máquinas. Nunca até então, um oficial de máquinas havia cursado. 

Para nós foi tão importante que demos a esta conquista a capa da nossa revista UNIFICAR.



Link para Unificar :http://www.sindmar.org.br



Agora queremos continuar fazendo história conquistando uma cadeira para uma mulher mercante.

A indicação para estas vagas é privilégio de pouquíssimas instituições, e o SINDMAR, batalhou muito para se tornar referência e conseguir tal satisfação.

Se conseguirmos emplacar será uma vitória a ser comemorada!

Vamos ver no que é que dá, certo?  E ficar na torcida por nossa Comandante, que muito nos encherá de orgulho sendo mais uma vez pioneira.

O primeiro passo, o mais importante deles, foi dado. Os outros desafios só existem por causa deste primeiro passo, o qual só é possível graças ao prestígio de nosso SINDMAR.

Sobre o Curso:

Preparar civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.
Público-alvo: oficiais-generais e oficiais superiores das Forças Armadas, Forças Auxiliares e de Nações Amigas e civis indicados por instituições convidadas.
A estrutura curricular do CAEPE é disposta em duas grandes fases que refletem a abordagem metodológica do curso (fase básica e fase conjuntural), divididas temporalmente de acordo com as fases do Método de Planejamento da ESG.
Os diversos Estudos estão organizados por meio de Disciplinas, pelo critério de afinidade e coordenação dos assuntos e áreas de conhecimento. A fase básica apresenta fundamentos e conceitos que servirão de fundamento para os estudos e atividades de alta complexidade que se ocorrerão a seguir. A fase conjuntural aprofunda e integra conhecimentos que vão possibilitar a efetivação de avaliações conjunturais e a construção de cenários, nacionais e internacionais, elaborados nesta fase. Durante esse período, são estabelecidas condições para que o estagiário complemente os conhecimentos iniciais por meio de estudos de problemas conjunturais do Brasil e outros relacionados ao interesse nacional, organizados nas Expressões do Poder Nacional, a saber: Política, Econômica, Psicossocial, Científica e Tecnológica e Militar.
O CAEPE funciona ao longo de, aproximadamente, 40 (quarenta) semanas, possuindo carga horária total de 1.000 (mil) horas. O detalhamento da estrutura curricular do CAEPE pode ser visualizado a seguir.
Fonte: www.esg.br/


Um comentário:

  1. A entrada da Cmt Hildelene abrirá também oportunidades para outras mulheres também chegarem lá .
    Estamos na torcida !!!

    ResponderExcluir