segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Você sabia?



Você sabia que a primeira mulher a entrar no Offshore foi em 2002? Pois é, e não foi nada fácil.

Ana Paula na sede do SINDMAR
Ana Paula Sanches, oficial de Náutica, contou com o apoio pleno do SINDMAR para conseguir ser a pioneira deste setor.

Em 2002 o Sindicato contribuiu para que a CBO, da antiga Navegação Aliança, ainda não totalmente controlada pela Hamburg Süd, contratasse a oficial mercante.

Declaração do Presidente do SINDMAR Severino Almeida
para a Revista Unificar

Durante a Cerimônia realizada em Macaé para marcar a data histórica estiveram presentes o Diretor de Portos e Costas à época, Vice-Alte. Euclides Janot de Mattos e a também à época Secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Maria Lúcia di Iorio, entre outras autoridades.


A data foi também destaque em matéria na nossa revista  UNIFICAR edição N° 11, nas páginas 12 e 13, que contou como se deu o processo.


Aos 25 anos, à época da contratação, a paraense Ana Paula embarcou no CBO Campos marcando assim a data solene para a primeira Mulher a bordo de uma embarcação OffShore.


As Autoridades presentes no dia da cerimônia deixaram seus depoimentos para a revista UNIFICAR.

“O reconhecimento da capacitação feminina para ocupar cargos de comando em todas as atividades nos motivou a contratar a oficial”, afirmou o presidente da Companhia Brasileira de Offshore (CBO), Luiz Maurício Portela. “Acredito que as mulheres vão fazer um bom trabalho, pois elas são muito cuidadosas e têm grande sensibilidade em relação ao meio ambiente e à segurança – quesitos fundamentais na atividade”, destacou.



Ana Paula terminou o seu curso para Capitão de cabotagem e pretende em breve retornar a vida marítima, após ficar parada alguns anos para cuidar de seus filhos.

3 comentários:

  1. Agradeço ao Sindmar e Laura como todas outras que me ajudaram. Obrigada pela linda lembrança!
    Deus abençoe vocês!
    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula AnaPaula Gerardo foi minha veterana mas só fui conhecê-la bem melhor depois que nos formamos e em 2007 fizemos o curso de DP juntas . Na época, lembro que estava retornando de sua licença maternidade e após o curso , embarcamos novamente . Volta e meia a gente se topava lá pela Brasco quando nossos barcos estavam atracados . Menina guerreira, batalhadora que também teve que trabalhar a bordo enquanto estava grávida ... imaginem ? meninas, não é fácil , não é fácil estar embarcada e grávida principalmente nos primeiros meses em que o corpo está se adaptando a um novo serzinho em formação, nossos hormônios ficam loooucos e aí pensem no humor como é efetado , fora o mal estar , etc . Agora imaginem quando se tem uma gravidez de risco ??? Foi o caso da nossa companheira aí . Adorei ver essa matéria Laura Teixeira, muito merecida a lembrança da nossa companheira e minha amiga em especial ! Grande beijo pra você Ana Paula AnaPaula Gerardo, Deus te abençoe sempre .

    ResponderExcluir
  3. Todas nós temos um pouco de participação na história, pois cada uma passou por algum momento difícil a bordo com certeza.
    O importante é superarmos tudo isso e colocarmos esses obstáculos como degraus para maturidade.
    Agradeço a Deus por me ter deixado isso registrado na história, através de vocês minhas queridas!
    Mais a história ainda esta sendo escrita e todas nós estamos juntas participando!
    Obrigada Symone João Luiz, Laura Teixeira e todas as guerreiras que embarcam!
    Bjus carinhosos!
    Ana.

    ResponderExcluir