segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ele nasceu para viajar

O oficial de máquinas Laércio Junior aceitou nosso pedido de participar do Blog das Mulheres Mercantes. Em breve ele fará parte da família “blogueira”. Laerte vai criar seu próprio blog para dividir com os futuros leitores suas experiências de viagens pelo mundo. Contar como programa suas viagens e descobre novos lugares.

Na entrevista ao Blog, Laércio fala do seu amor pela profissão e de como adquiriu a paixão pelas viagens.

Por que a Marinha Mercante?
- Buscava um modo de conquistar minha independência o mais rápido possível e sempre me imaginei viajando pelo mundo. Seguindo a carreira que a maioria dos jovens opta, indo pra uma faculdade, ia demorar muito para realizar meus sonhos. Foi quando meu tio, formando na turma de 1984, me apresentou a Marinha Mercante, onde poderia unir o útil ao agradável. Eu teria uma boa formação, ganharia para estudar, iria trabalhar viajando e seria bem remunerado. Não consegui encontrar melhor opção do que a Marinha Mercante.

"Depois de viajar,ser maquinista é o que mais gosto de fazer!"
Qual seu regime de embarque?
- Eu estava em uma empresa onde o regime de embarque era de 90/45 (90 dias embarcado, 45 dias em terra). Saí para fazer minha primeira viagem para fora do país, melhorar a fluência no inglês e assim ter oportunidades melhores.



Quando surgiu a ideia de "caminhar" pelo mundo?
- A ideia de caminhar pelo mundo sempre esteve comigo. Não sei ao certo quando despertou. Cresci vendo National Geographic e Discovery. Ainda criança ganhei uma coleção dos livros de Paulo Coelho onde ele explora vários países da Europa e conta a sua saga no caminho de Santiago de Compostela. Assistia a filmes como "Na Natureza Selvagem" ("Into The Wild"), e sempre disse a mim mesmo que um dia sairia por aí para ver de perto todos esses lugares. Não queria ficar só com minha imaginação e a descrição dos livros. O meu start, o que me encorajou de fato foi quando conheci o couchsurfing (uma rede social para viajantes), um grupo de pessoas de diferentes partes do mundo que estavam na cidade se reuniam todas as quartas-feiras para trocar experiências. Isso me causava uma certa inveja. Estava na hora de ter minhas histórias para compartilhar também. Queria ser protagonista da minha própria história.

E a saudade de casa depois de ficar tantos dias embarcado?
- Prefiro sentir o aperto da saudade do que o peso na consciência de nunca ter conhecido o mundo. A saudade sempre vai existir. Nós da Marinha Mercante sabemos mais do que ninguém o significado da palavra despedida e, ao mesmo tempo, nós gozamos muito mais dos reencontros. A saudade nos prova o quanto nossos familiares e amigos são importantes em nossas vida. Hoje, a tecnologia nos ajuda muito, basta uma rede de wi-fi e o skype e lá estão eles. É certo que não teremos os abraços aconchegantes, mas teremos palavras e sorrisos sinceros. Nós marítimos aprendemos a conviver com esse sentimento desde a escola.
"Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas
do que o peso de não ter conhecido o mundo"
Qual será o objetivo do seu blog?
- Estou criando o blog para tentar mostrar para algumas pessoas que "caímos" nesse mundo para explorá-lo, deixar de lado nossa arrogância e preconceitos. Sempre tive em mente que a ideia de "nascer, ir pra escola/faculdade, trabalhar, se aposentar e morrer" é medíocre. Queria mais do que isso. Acho que temos tempo de sobra para fazer o que queremos. Viajar é minha paixão, e pra me sentir bem não preciso pegar um avião, basta pegar um ônibus e ir pra uma cidade que nunca fui. Acho que as pessoas não sabem viajar, sempre buscam os mesmos locais que todo mundo vai, não entram de cabeça na cultura local. Gostaria de dividir minhas experiências e mostrar que até o bairro onde vivemos tem coisas interessantes, basta olhar com outros olhos.

"Sempre tive em mente que a ideia de nascer, ir pra escola/faculdade,
trabalhar, se aposentar e morrer é medíocre"
Como vê seu futuro na Marinha Mercante?
- Me vejo seguindo a carreira na Marinha Mercante, chegando a um futuro Oficial Superior de Maquinas. Gosto da minha profissão. Assim como todas as profissões têm seus dias ruis e seus dias bons; e eu sei tirar proveito desses dias bons.
"Assim como todas as profissões tem seus dias ruis e
seus dias bons, e eu sei tirar proveito desses dias bons"
Suas viagens são solitárias ou leva alguém com você?
- Na maior parte das minhas viagens estou acompanhado, porém já fiz algumas sozinho. Confesso que essas foram as melhores. Nelas não tenho uma programação certa, simplesmente saio andando pela cidade. Assim conheci Angra dos Reis, Parati, Olinda, Canoa Quebrada, Maceió e por aí vai. Algumas pessoas pensam que viajar só é ser solitário. Nunca estiveram tão enganados. É viajando só que fazemos muitos amigos novos, nos tornamos mais abertos e conhecemos a nós mesmos.
"A primeira viagem solo, com direito
a fazer muitas amizades foi a Olinda, Pernambuco"


Como suas viagens são planejadas?
- Normalmente faço minhas viagens no período de desembarque. Algumas curtas de um fim de semana e outras que duram um mês. A primeira coisa a se pensar é o quanto se vai gastar. Na verdade é o fundamental. Nesse caso controlo ao máximo os custos. Prefiro me hospedar em hostel. Além de mais barato é muito mais fácil de fazer amigos. Sempre vai ter alguém com uma nova experiência para contar. Outro ponto importante é usar o transporte público, assim conheço a cidade por inteiro, adentrando bairros, explorando lugares que não passaria se pegasse um táxi. Pesquiso bastante antes de sair para qualquer lugar. O modo de vida, as comidas, a vida noturna etc. Mas confesso que as melhores coisas que acontecem são aquelas que não planejamos. Em resumo, para uma boa viagem, você tem primeiro que se conhecer e saber em que gastar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário