terça-feira, 26 de outubro de 2010

Velho Lobo do Mar homenageia Mulheres Mercantes

Comandante Álvaro durante palestra no seminário de Angra

Durante o seminário do SINDMAR, realizado no último final de semana, em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, o CLC Álvaro homenageou a turma pioneira das Mulheres Mercantes formadas no ano de 2000. O comandante usou a transcrição de um texto escrito por uma praticante norte-americana para elogiar as nove primeiras mulheres a se formarem no CIABA. Além de ser padrinho de uma destas formandas, o CMT Álvaro destacou em sua palestra o orgulho que sente em poder estar presente nesta era em que “mulheres singram mares e desafiam os preconceitos”. É bom lembrar também que o comandante hoje é presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante e idealizador do hino da Marinha Mercante em parceria com o CMT Gondar.

3 comentários:

  1. Comandante Álvaro sempre nos apoiou com prestígio! Que bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o seu blog! É muito bom saber o trabalho que vcs realizam no mar. Que hajam muito mais mulhesres determinadas, persistentes, sensíveis e dispostas como vc! Parabéns!

    Um grande abraço,

    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Olá Laura, parabéns pela iniciativa!

    Apenas como informação, o Hino da Marinha Mercante foi originalmente feito em 1987 e oficializado, na ocasião, pelo Almirante Arnaldo Leite Pereira (que depois de ser comandante do CIAGA/EFOMM, foi ser o diretor da DPC neste mesmo ano).

    Este hino de 1987 foi composto pelo aluno de náutica Marcelo José Dotta da Silva e musicado pelo maestro da EFOMM, o conhecidíssimo músico Moacyr Geraldo Maciel, autor do hino e vencedor do concurso da Globo para homenagear o Papa João Paulo II na visita que fez ao Brasil (e já falecido).

    O Cmte Gondar e o Cmte Alvaro, ambos do CCMM (e ambos comodoros!), desconhecendo a existência deste hino de 1987, solicitaram para a DPC, em 2001, para que o hino da EFOMM fosse transformado em Hino da Marinha Mercante, mas alguns detalhes da letra da canção impediam isto, por mencionar "alunos" e "escola", por exemplo.

    A DPC, que deveria ter os registros da época, pediu então que ambos comandantes fizessem um "novo" hino, através do CCMM, já que o hino original de 1987 (ano da super greve dos marítimos) deveria estar esquecido em alguma gaveta da Marinha do Brasil... e assim surgiu o hino que menciona neste texto acima.

    De qualquer maneira, ambos comandantes são excelentes profissionais e referências para nós, oficiais mais jovens.

    Agora, na verdade, a Marinha Mecante tem dois hinos: o original e mais antigo, de 1987, e o "oficial", mais moderno mas feito por dois comandantes em exercício em uma organização de peso como o CCMM.

    Para conhecer os detalhes do hino original, inclusos nos convites oficiais da Formatura dos Praticantes de 1988, entre no site www.marcelosilva.com.br.


    Sds marinheiras,

    Marcelo José Dotta da Silva
    marcelodotta@gmail.com

    ResponderExcluir