segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Casais embarcados: sem medo de ser feliz

Renata e Moura

Geeennnnte: as colaborações continuam chegando. Dessa vez foi a Renata, que me enviou um depoimento sobre casais embarcados. Ela foi minha piloto de instrução na praticagem ...mineirinha, inteligentíssima, sempre ensinando a todos.....dona de uma paciênciaaaaaa....que só vendo!!

“Oi Laura!!

Embarcar junto com marido!!
Posso dizer com certeza que é muito bom poder embarcar junto com a pessoa que a gente ama.
Eu e meu marido já havíamos embarcado juntos na nossa praticagem, num período de aproximadamente sete meses, no LPG Gurupá, da Transpetro, em 2004, quando ainda éramos noivos.
Depois de praticamente cinco anos trabalhando embarcados, porém em embarcações e escalas totalmente diferentes, surgiu uma oportunidade de podermos trabalhar novamente juntos, na mesma embarcação. Isso foi ótimo, pois acertamos as nossas escalas, trabalhando de 28 a 35 dias embarcados e também aproveitando a folga juntos.
De dezembro de 2009 até setembro 2010 passamos a embarcar juntos no rebocador Tangará. Eu como 1ON e meu marido como IMT.
Posso dizer que foi uma experiência muito proveitosa para a nossa vida. Tanto profissional, quanto pessoal, pois aprendemos a conviver não só como marido e mulher, mas como dois oficiais, trabalhando dia-a-dia juntos, nos respeitando, trocando idéias, experiências ...
A convivência diária é importante para qualquer profissional, e, no nosso caso, mais importante ainda, pois aprendemos mais sobre o outro e passamos a ter mais motivos para amar a nossa profissão e respeitar o trabalho do outro. Passamos a compreender mais as dificuldades e ver o que se passa a bordo.
São muitas as vantagens de se poder estar embarcada e trabalhando na mesma embarcação. As dificuldades passam a ser menores, pois são divididas. Os dois se ajudam, compartilham os problemas e passam a dividir as tristezas, a saudade de casa, as alegrias; enfim, o embarque passa mais rápido e passa a ser bem melhor.
Acho que qualquer casal que realmente se ame e tenha confiança e respeito mútuo, pode trabalhar junto e sem medo.
Bjis
Renata”


5 comentários:

  1. Oi Laura!!
    Ficou legal a publicação no blog.
    Qdo precisar de ajuda é só pedir.
    bjis e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  2. Achei legal ter este espaço para falar de nós mulheres do mar!!!

    ResponderExcluir
  3. é renata vc poderia ligar pra empresa onde trabalho e dizer q nao tem problema eu embarcar com meu marido ? hihihihi te passo o nome e numero do RH de lá rsrs

    ResponderExcluir
  4. DEVERIA TER UM POST SOBRE AS ESPOSAS DOS EMBARCADOS TAMBÉM... A GENTE TB VIVE DE ESCALA 15/15... RSRSRS
    E É TÃO ESCASSO MATERIAL SOBRE ISSO... :(

    ResponderExcluir
  5. Olá, bom dia! Minha esposa trabalha na Petrobrás e ela está para trabalhar embarcada. Eu não sou petroleiro. Gostaria que me falasse algumas coisas como: a vida de uma mulher em uma plataforma; a situação do companheiro que não embarca; e, casamento de uma embarcada com um não embarcado.

    ResponderExcluir