"Gosto de estar por dentro das coisas, saber o funcionamento delas etc..."
Conte você mesmo a sua história para a gente, queriiiiida:
"Meu nome é Marília Fernanda. Tenho 26 anos e sou oficial de máquinas há quase cinco anos.
A Marinha Mercante surgiu na minha vida quando eu ainda era criança e nem havia percebido isso. Meu pai trabalhava no cais do porto do Rio de Janeiro. Esporadicamente, ele me levava nos navios para fazer inspeções nas cargas e documentos. É óbvio que eu não entendia nada e nem tinha a mínima pretensão de trabalhar em embarcações. Alguns anos depois, quando eu estava cursando o segundo grau, por influência de umas amigas que conheciam a EFOMM, eu resolvi fazer a prova também.
Chegando na escola resolvi fazer o curso de máquinas porque foi o curso que eu mais me identifiquei. Gosto de estar por dentro das coisas, saber o funcionamento delas, etc...Todo maquinista é meio curioso!!! (rs)
Não me arrependo nem um pouco de ter escolhido esse curso, porém as coisas nem sempre são tão fáceis. Ser um oficial de máquinas não é uma tarefa muito simples, pois todos esperam muito de você. É uma responsabilidade muito grande. E ainda existe o fato de eu ser uma mulher. Aí que as coisas se tornam mais complicadas ainda.
Muitos chefes de máquinas e outros profissionais envolvidos na área ainda não se adaptaram em trabalhar com mulheres por acharem que as mulheres são frágeis e fracas. Eu não preciso de força física para ser uma boa profissional. Eu preciso de força de vontade, acima de tudo, conhecimento e experiência. Quanto à força seria ótimo, mas eu não trabalho sozinha. Tenho o marinheiro para me auxiliar, tenho talhas e vários outras opções. Logo, penso que essas discriminações são sem fundamentos.
Então, lá vai um recadinho para as meninas que estão começando agora a carreira como maquinista: não desanimem!!!
"Eu acho o máximo quando vejo mulheres na praça de máquinas, por dentro de tudo"
Preconceitos, infelizmente, sabemos que ainda existem. Cabe a nós darmos o nosso melhor e provarmos que temos a capacidade de fazermos tudo que um homem também faria. Conheço muitos chefes que preferem trabalhar com mulheres. Eles alegam que a mulher tem mais cuidado com as coisas, são mais concentradas e mais interessadas.
Nossa profissão não é nada fácil, mas é muito gratificante quando conseguimos fazer bem o nosso trabalho e isso não há nada que pague. Eu acho o máximo quando vejo mulheres na praça de máquinas, por dentro de tudo, consertando as coisas e resolvendo problemas. Não estamos no passadiço, mas comandamos a situação lá em baixo (rs)".
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa mulher com certeza eh tbm muito m(a)ercante na vida das pessoas que conhecem sua historia de vencedora....Parabens Fernanda
ResponderExcluirMarília.....minha amiga do coração que admiro muito. Maquinista safa!!!!! Parabéns!!!
ResponderExcluirAlém de linda, muito inteligente! Parabéns amiga pela sua linda profissão!
ResponderExcluirD+
ResponderExcluirBoa maquinista,boa amiga e uma exelente profissional.Vc realmente é tudo de bom!
ResponderExcluirkkkk
Só quem trabalhou com ela, sabe o quanto essa minina é trabalhadora. Tem muita disposição.
ResponderExcluirParabens Mari.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirrealmente sao essas mulheres que fazem a diferenca na marinha mercante.uma grande amiga e sem duvida uma grande profissional esperando sempre crescer e buscando outros horizontes...parabens e estamos juntos sempre!!!
ResponderExcluirHugo Santos
Além de linda é muito inteligente e esforçada, parabéns pelo seu trabalho e pela sua história de vida :)
ResponderExcluirEsforçada, talentosa, minha amiga linda! :)
ResponderExcluirÉ esse trabalho que nos faz com que nos orgulhemos de sermos além de mercantes, mulheres! Parabéns por seu incrível trabalho. E não esque ça de cuidar de sua maravilhosa voz! Charlene Dantas.
ResponderExcluirElas hoje estão fazendo a diferença !!!
ResponderExcluirShe was one of the most competent officers who have I met.
uma exelente profissional e muito divertida.bjssssssssss amiga
ResponderExcluirDUDU
ResponderExcluirHa tres anos aproximadamente tive a oportunidade de trabalhar com a Marilia em um FPSO,na cidade do Rio de Janeiro. A presenca dela na unidade gerou sim alguns preconceitos por parte da tripulacao achando que ela nao teria condicoes fisica para suportar a jornada e realizar as tarefas necessaria. Mais em pouco tempo ela mudou e quebrou os preconceitos atraves da sua compentecia, conhecimento, dedicao e o orgulho de ser oficial de maquinas. Bom umas das coisas marcante e a a sua voz encantadora alem ser linda.
Beijoss. I miss you
Eduardo (DUDU)
Te amo minha esposa! Rsrss
ResponderExcluir