segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os segredos do Pitoco, jogo dos marítimos


Meus amigos, gente de mar

Somente nós , nós, marítimos, sabemos o que é o PITOCO.

Vocês já pensaram em perguntar para um "terráqueo" o que é  e como se joga pitoco? Eles vão tomar um susto.

Para os que sabem o que é, para os que não sabem, para aqueles que jogaram e jogam, para aqueles que conhecem e nunca souberam jogar (como eu) e para aqueles que não conhecem, aqui está o jogo mais marítimo de todos. Um dos mais antigos dos mares brasileiros, aquele que ajudou a muitooooos maritimos a enfrentarem dias e dias longe de casa, sem comunicação, sem telefone, internet, sky, Playstation 1 2 3...

O PITOCO!

Um grande amigo meu, velho lobo do mar, Marco Aurélio, colaborou muito com este post. Se dedicou muito em lembrar e desenhar o tabuleiro e escrever as regras e agora divido com vocês!

Marco Aurélio

Aqueles que lembrarem de alguma regra ou perceberem alguma diferença, postei para que possamos dividir com todos da rede o inigualável PITOCO!


APROVEITEM. DIVIRTAM-SE.

PITOCO (regras)

O Pitoco é jogado por  quatro  jogadores divididos em 2 duplas. Cada jogador joga com quatro pedras.

Principal regra: não se joga Pitoco com quatro pessoas. Para se iniciar o jogo é necessário que estejam em torno do tabuleiro não só os quatro jogadores, mas quantos forem os “Perus de fora” necessários para fazer muita algazarra.

Atenção: O “Peru de fora” não pode tocar na pedra ou apontar jogada, mas pode e deve embaralhar a cabeça dos quatro jogadores.

Dois dados são inseridos em um copo de couro forte, chamado de “cumbuca” e,  depois de agitada a “cumbuca”,  o jogador bate fortemente com a mesma no centro do tabuleiro e revela a pontuação de seus dados, levantando imediatamente a “cumbuca”.

A batida da “cumbuca” no tabuleiro tem que ser forte e após a batida é proibido mover a “cumbuca”, devendo-se levantá-la e revelar os pontos sem mexer nos dados.

Atenção: se os dados caírem um em cima do outro os pontos são desconsiderados e o jogador joga novamente.

O jogador para sair de sua “bandeira” precisa tirar seis em um dos dois dados. Nesse caso sai com uma de suas quatro  pedras, ou ainda tirar uma das combinações diferenciadas que descreveremos abaixo (12, 18 ou 2 meninos). Tirando 12, 18 ou 2 “meninos” o jogador sai com as 4 pedras simultaneamente, ou seja sai Pitocado. Atenção tirando 18 o jogador sai Pitocado e anda seis casas.

As combinações dos dados mudam: Quando o jogador tira ...(3) na verdade conta 18 casas e joga novamente.

Quando um jogador tira em sua combinação de dados, o numero seis e outro que não é o seis, ele pode dividir a pontuação em duas pedras. Exemplo, seis em um dado e três no outro, assim ele pode mover uma pedra seis casas e outra três casas.

Jogam-se novamente quando o jogador tira ..(2), mais conhecido como dois “meninos”, ou ainda quando o jogador tira (12), nesses dois casos são marcados efetivamente os pontos tirados nos dados e joga-se mais uma vez. Quando o jogador tira (3, a soma de 1+2) o mesmo conta 18 pontos, podendo tal pontuação ser dividida por até três pedras do mesmo jogador.

O tabuleiro de pitoco é composto por dois caminhos, um externo e outro interno, o qual só pode ser percorrido depois de se cumprir o primeiro. No caminho interno o jogador se depara com quatro caveiras, caso a sua pedra, ou pedras, chegue à caveira, o jogador volta a sua bandeira, que é o local de origem, no caso o jogador “foi a caveira”.

No caminho interno, logo após passar da quarta caveira o jogador fica em uma casa que o deixa a seis pontos mais um da vitória, ao passar com a sua quarta pedra por tal casa o jogador passa a bater a cumbuca com apenas um dado.

Duas pedras de jogadores diferentes não podem ocupar a mesma casa no tabuleiro, assim se um jogador conta casas no tabuleiro que leve a sua pedra a casa aonde se encontre a(s) pedra(s) de um adversário ou mesmo do próprio parceiro, o jogador ocupa a casa e o que estava anteriormente volta para a sua bandeira.

O pitoco é acima de tudo uma tradição, praticado em embarcações em torno do mundo.


17 comentários:

  1. srsrs. tbm sou de vitória!é mundinho pequeno sô

    ResponderExcluir
  2. Laura,
    Parabéns pelo Blog.
    No pitoco o número com maior probabilidade de sair, somando os dois dados é o sete.
    Temos 6 chances, com dois dados.
    (1+6,2+5,3+4,4+3+5+2,6+1).
    Depois de ficar pela "sena", a pior situação para o "alcançado" é ficar por sete.

    Os números dos dados são chmados de:
    Ás, Duque, Terno, Quadra, Quina e Sena.

    Em cada fileira de seis casas consecutivas, cada casa tem uma cor diferente, que são repetidas de seis em seis.
    Desse maneira, por exemplo, de uma casa verde à outra verde, a diferença são sempre seis.
    A expressão de "fulano está na sena" é porque saindo uma sena a pedra adversária volta para casa.

    Para sair da "cadeia" só tirando 12.
    Caindo na "caveira" a pedra volta para casa, isto é, ao início do jogo.

    Att.
    Véras

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. A "cadeia" é qdo vc está na linha de tiro de outro jogador. Por exemplo, se vc estiver em até 12 casas depois da dele, tu tá na linha de tiro dele pq ele pode tirar duas senas nos dados (6+6), assim ele te "pega" e tu volta ao início do jogo. A outra possibilidade de um adversário te pegar, acima de 12 casas, e se, e somente se, tu estiver à 18 casas dele e ele tirar o "três dezoito" nos dados (2+1), que aí ele pode andar 18 casas ou, se possível, dividir em 3 jogadas de 6 casas se ele tiver 3 peças em casas diferentes, mas nessa situação, tu não estará na "cadeia".

      Excluir
    2. Cadeia é usada em algumas variações de Pitoco, mas onde joguei só sai da cadeia de o parceiro passar pela pedra que está na cadeia, ela fica entre as caveiras

      Excluir
  4. Na verdade se você for o primeiro a sair com "dois meninos" ou "doze" ou "dezoito", vc sai pitocado com as 4 pedras. Caso contrário voce só sai com seis. Ou seja, se alguem já saiu e voce tirou 12, sai com duas pedras montadas. Se alguem ja saiu e voce tirou 6+3, tira uma pedra e anda 3 com essa pedra. Ou se voce ja tiver outra pedra na mesa pode deixar na porta de casa e andar com outra pedra que ja está no jogo, e assim ir pitocando na porta de casa caso seja interessante.
    Normalmente um da dupla sai pitocado e o outro sai de polícia (4 pedras espalhadas) para proteger o colega que deve chegar no centro do tabuleiro.
    Se tirar "dois meninos" , "doze" ou "dezoito", joga novamente.
    Não é só com uma sena e outro numero que vc pode dividir e avançar com mais pedras. Se tirar 12 ou 18 tambem pode dividir...
    Quando vc chega na ultima casa com as pedras montadas, voce passa a jogar com somente um dado e tem que tirar "ás" (1).

    ResponderExcluir
  5. E tem a famosa "jogada de mestre", que é quando vc pitoca as 4 pedras seis posições antes da chegada e tira no dado (6+1). Pois vc anda seis pra colocar na ultima casa e o "ás" ganha a partida...

    ResponderExcluir
  6. Creio que ao longo do tempo foi-se criando regras diferenciadas, tanto que alguns chamam aliado e outros pitoco. Sendo aliado da marinha de guerra e pitoco da marinha mercante.
    A cadeia fica localizada na primeira linha interna próximo das bandeiras (casas), o participante quando a sua pontuação cai justamente na cadeia aquela pedra(peça) ficará presa, sendo liberada somente quando o parceiro passar com uma das suas pedras (peças) pela pedra(peça) presa do companheiro.
    E o participante só sairá pitocando ou montando as 4 pedras,quando é tirado nos dados duas Sena(6), ou 3/18 que às e duque(1 e 2), ou dois ases(1 e 1).
    O participante pode sair também com Sena e qualquer outra pontuação. Exemplo: Sena e Quina, Sena e quadra, Sena e terno, Sena e duque e Sena e às.
    Geralmente um dos participantes será o policial e o outro jogará pra tentar ganhar.

    ResponderExcluir
  7. Se eu entra pra joga com um dado primeiro que meu adversário e ele entra depois pra joga com um dado e ele ganha tirando as primeiro como e chamado ?

    ResponderExcluir
  8. Quando voce é o primeiro a sair da sua casa ou bandeira com seis e uma outra pontuação menor voce tem de sair com duas pedras, uma em cima da outra, ou seja, coloca as duas na porta e anda com a outra pontuação. É um jogo emocionante. Eu era da Marinha Mercante, portanto conheço o jogo como pitoco.

    ResponderExcluir
  9. Pergunto se ele tocar nas duas pedras ao mesmo tempo o que ocorre....e se ele der uma cambucada e um dos dados sair ele perde a jogada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui perde a jogada e se tocar na pedra é obrigado a jogar com aquela pedra

      Excluir
  10. Maior regra do Pitoco aqui no bairro CARIANOS em Florianópolis é "roubar".....kkkkkk
    Baita jogo

    ResponderExcluir