segunda-feira, 16 de maio de 2011

Armadores usam jornais e jornalistas para desinformar o povo

Não entendo nada de jornal, não entendo nada de jornalismo, mas não sou boba. Mais uma vez os armadores, disfarçados sob as siglas das entidades patronais, usam os jornais para repetir a velha ladainha do “apagão marítimo”, “ameaça ao pré-sal” e outras baboseiras com o objetivo claro de defender os interesses dos poderosos distorcendo as informações. E parece que a campanha agora é mensal.

No início do mês passado, justamente no dia 1º de abril (que coincidência, né!?), conseguiram uma matéria enoooorme no jornal de economia “Valor Econômico”. Os entrevistados eram o Ronaldo Lima e o Roberto Galli, do Syndarma. Um espaço também enoooooorme para os patrões e um espaço pequenininho para a resposta do Severino Almeida, presidente do SINDMAR.

Não satisfeitos, dois dias depois publicaram uma matéria paga disfarçada de “informe publicitário” no Globo, dessa vez assinada pelo mesmo Syndarma junto com a Abeam (Associação Brasileira de Empresas de Apoio Marítimo) e a Abac (Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem). Os discursos são sempre os mesmos, assim como a proposta:

“Suspensão temporária do artigo 3º, da Resolução Normativa ... bláblábláblábláblá ...”.

E:

“Flexibilização, também temporária, do artigo 1º da Resolução Normativa 80 ... bláblábláblábláblá ...”.

Dois dias depois, o SINDMAR foi obrigado a usar a mesma “arma” das entidades patronais publicando uma matéria paga no mesmo O Globo para esclarecer a questão. Tudo foi publicado aqui no Blog (leiam os posts de abril, mais abaixo).

Pois bem. Um mês depois a mesma ladainha. E no mesmo jornal. Dessa vez não precisaram comprar o espaço. Conseguiram publicar um artigo numa página nobre do Globo. Com o título de “Ameaça no pré-sal”, o texto é assinado pelo mesmo Ronaldo Lima, do Syndarma, um dos entrevistados da matéria do Valor Econômico, no início do mês passado, e por Hugo Figueiredo, da mesma entidade patronal e da Abeam.

Os argumentos e a propostas são iguais. Não vou repetir aqui para não cansar os leitores do blog Mulheres Mercantes. Nenhuma novidade. Parece a matéria do Valor Econômico transformada em artigo.

Como disse no início, não entendo de jornal nem de jornalismo, mas não sou boba. Não creio que os jornais sejam parte integrante da campanha.

Mas que estão sendo usados pelos armadores e pelas entidades patronais, não tenho dúvidas.

Será que O Globo vai conceder o mesmo espaço na mesma página e nas mesmas condições para a resposta do sindicato dos empregados?

O artigo publicado no Globo de hoje
(Para ler é só passar o cursor do mouse na imagem)

Um comentário:

  1. Laurinha,
    O Severino está essa semana toda em Brasilia, discutindo a NR72.
    Luiz Leal

    ResponderExcluir