quarta-feira, 18 de maio de 2011

10º Seminário do SINDMAR em Belém: a vez das jovens mulheres marítimas


De sexta a domingo da semana passada participei do 10° Seminário Regional promovido pelo SINDMAR, em Belém. O encontro bateu recorde de participantes e teve um público bastante jovem. Pena que mais uma vez não contamos com a presença das marítimas associadas.


Velhos lobos do mar, jovens alunos, experientes marítimos, recém-formados, mestres, esposas, filhos, netos ... Foi bem diversificado o público do seminário.


Num clima de muito interesse e com muita participação de todos, foram três dias intensos de informações e ajudou a muitos melhorar a visão sobre o Sindicato e a outros tantos entenderem o cenário em que estamos inseridos.


Minha participação foi apresentar ao público a visão da mulher marítima.


Selecionei alguns depoimentos e fotos das alunas que lá estavam. Parabéns a todas. Mais uma vez foi uma experiência muito boa aprender mais com cada um de vocês.


“Sempre achei que as mulheres, por serem uma das mais discriminadas, seriam as que mais buscariam seus direitos. E de todos os assuntos abordados, o que mais me chamou atenção no seminário do SINDMAR foi a falta de interesse das mulheres na ação sindical. É preciso nos organizar e buscar que nossas reivindicações sejam ouvidas. Nós precisamos parar de achar que o mundo é assim e não vai mudar. Não vamos nos acomodar. Vamos melhorá-la. Seja proativa, mulher. E tenha orgulho de ser uma MULHER MERCANTE” (Bruna Marreiro).

“Com essa oportunidade de participar desse seminário promovido pelo SINDMAR, foi possível compreender assuntos diversos que são de extrema importância para nossa vida profissional. Principalmente saber detalhes dos acordos coletivos de trabalho, a RN 80, a RN 72, previdência social (aposentadoria dos marítimos), entre outros. Destaco a palestra da oficial Laura Teixeira, que abordou a relação das mulheres mercantes brasileiras. Nos fez refletir e perceber o quão importante é o ingresso e a participação de nós, MULHERES,  no sindicato para auxiliar nos objetivos e na nossa vida social” (Íris Assunção).

“O seminário do SINDMAR foi uma experiência muito rica de conhecimento sobre os direitos da nossa categoria, destacando a importância da participação da mulher marítima, que, infelizmente, ainda não percebeu o quanto sua atuação é essencial” (Priscyla Marques).

“O seminário oferecido pelo SINDMAR com certeza esclareceu muitos assuntos anteriormente mal entendidos e outros até desconhecidos. Foi importante para saber o que se passa na realidade e as palestras abriram meus olhos. A atuação do SINDMAR, seus objetivos e métodos de trabalho, foram expostos de maneira clara e objetiva, ajudando-nos a compreender suas ações, já que muitas vezes, seja por falta de informação ou informações errôneas, forma-se uma idéia completamente diferente. Crescemos em conhecimento e fomos ´bombardeados` para termos coragem e atitudes, a fim de lutarmos pelos nossos direitos e não ficarmos alienados da real situação” (Jamila Marques).

“Um seminário muito interessante para esclarecer vários pontos a serem obedecidos na nossa profissão, como não esquecer que o interesse coletivo é sempre maior, suplanta e deve abranger o interesse individual. A questão da mulher marítima, carente de atenção pelas mesmas, assusta por querer seguir carreira e ver que isso está longe de mudar.  No geral foi muito proveitoso e mudou bastante a visão que eu tinha de qual era a serventia do sindicato e qual importância para nossa classe” (Livia Vasconcelos).

“Antes da minha participação no seminário do SINDMAR, eu não via muitas saídas para os problemas que me preocupavam bastante como mulher marítima, como, por exemplo: a gravidez, o estabilidade profissional, o reconhecimento e a carreira. Porém, hoje saio desse seminário com uma visão renovada e bem mais tranquila, pois agora sei, com certeza, que estou ascendendo a uma profissão que me dará, além de estabilidade, o mesmo reconhecimento e igualdade do sexo masculino, devido à forte busca do sindicato pelos interesses da mulher marítima” (Andrezza Mara).


2 comentários:

  1. Já dizia Platão: "Há três tipos de homens: O homem vivo, o homem morto e o homem do mar..."

    Parafraseando Platão, afirmo: "Há três tipos de mulheres: A mulher viva, a mulher que já partiu e a mulher que embarca no mar..."

    Parabéns por quebrarem paradigmas e prestarem um serviço limpo e competente.

    ResponderExcluir
  2. Bons ventos e muita água abaixo da quilha!
    Vida longa ao blog!!!

    ResponderExcluir