quarta-feira, 6 de abril de 2011

Falta Oficial ou Falta Respeito?

É tanta lamentação dos armadores de que está faltando oficial que por pouco não me comovo com tanto desespero. Mas será que eles sabem o que está acontecendo dentro da própria empresa deles? Duvido que não saibam. Mas é lógicooooooooo que eles não vão correr para a imprensa para dizer que os oficiais não querem embarcar na empresa deles por que eles não sabem respeitar os marítimos que ali embarcam.
Não é de hoje que os “donos da razão” querem empurrar garganta abaixo da sociedade a suposta falta de Oficiais na Marinha Mercante. Vocês devem lembrar que aqui mesmo neste blog postei no ano passado um vídeo de uma palestra de Severino Almeida, presidente do SINDMAR, no 1° seminário de cabotagem realizado em Brasília. Neste vídeo, que faço questão de reproduzir novamente abaixo, ele mostra com clareza a intenção dos armadores e até mesmo a falta de respeito a que me refiro. Vejam bem: isso foi ano passado! Existem mais coisas antigas nessa tentativa desesperada deles de nos tirar de bordo.
Como exemplo, um “pequeno” fato, atual, ocorrido esse ano, que mostra que respeito está totaaaaaaaalmente relacionado com a vontade ou disponibilidade de um oficial de retornar ou embarcar em determinada empresa:
Em janeiro desse ano a empresa NORSUL desembarcou alguns de seus oficiais para renovação de ASO ( Atestado de Saúde Ocupacional). Hoje, dia 4 de abril, sabem onde esses praticantes estão? EM CASA!  Não por que eles queriam passar três meses em casa, já que, para alguns, falta menos de dois meses para se formarem, mas porque a pobre empresa não tinha funcionários que pudessem programar o embarque dos praticantes, devido às férias de alguns funcionários. Trêeeeeeeeees meses para programar um embarque! Três!  Depois de várias ligações e emails a resposta que eles deram foi que estavam atarefados demais com outros assuntos e não tinham tempo, pois estavam cobrindo férias de outros colegas de empresa. Se perguntem agora:
Como um praticante que falta apenas dois meses para se formar teria vontade de retornar a uma empresa que não o respeita?
Vai faltar oficial nessa empresa? Eu mesma respondo: Siiiiiiiiim vai faltar. Nesse setor ninguém quer se submeter a isso. Passamos meses embarcados, longe de nossas casas, famílias e amigos, e nem o mínimo de respeito eles têm por nós!
O choro vai continuar, mas, ao invés de se lamentarem e dizerem que nós ou a nossa ausência é que está parando o navio de vocês ou atrapalhando o desenvolvimento do país, ofereçam-nos condições de trabalho dignas, bons salários e respeito, que eu como marítima (falo por todos) garanto que NÃO FALTARÁ OFICIAL, nem hoje, nem amanhã, nem nunca na sua empresa.

Um comentário: