quarta-feira, 13 de abril de 2011

As duas grandes surpresas de Fábio


Quando estava tudo indo bem com o nosso colega Fábio Guilherme Lima Torres duas grandes surpresas. Quais? Só conto no final.

Fábio é um carioca de 34 anos que sempre teve a vida ligada ao mar.


Fábio: "O João Cândido que me aguarde"

“Meu pai também é marítimo e desde pequeno eu viajava embarcado com ele”, lembra o ex-futuro imediato do navio João Cândido, primeiro Suezmax construído pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), agora Comandante na Getram 1.

Mesmo morando no Rio de Janeiro, Fábio fez o curso de formação de oficiais da Marinha Mercante em Belém (PA), no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Para a praticagem, optou pelo Itabuna, navio da Transpetro.

Ao se formar, em 1997, a Transpetro estava sendo criada e Fábio não pode ser efetivado na Companhia.

“Como minha intenção sempre foi seguir carreira, optei por trabalhar na Flumar, na qual fiquei por seis anos, indo de 2ON a Imediato. Depois desse período, em 2004, retornei à Transpetro, já como Imediato, tripulando o Navio Gurupi, como efetivo, e fazendo alguns embarques no Grajaú e no Gurupá, onde tive o prazer de conhecer uma Praticante, que seria minha amiga desde então, conhecida como Laurinha”.

Essa Laurinha você conhecem, né? Mas a grande surpresa não é essa. Já imaginou qual é? Ainda não? Aguardem.

O ano de 2010 reservou inúmeras surpresas para Fábio. A primeira foi o convite para ser imediato do primeiro navio do Promef, o que representaria uma grande mudança na sua vida. Tripular o João Cândido representaria um salto para a carreira do nosso colega mercante. Sairia de navios considerados pequenos em comparação a um Suezmax, que fará longo curso. Nunca havia viajado para muito longe e agora via a oportunidade de fazer linhas programadas para a Ásia e o Oriente Médio.

O profissionalismo também pesou na escolha, quando era imediato do Gurupi, o navio se consagrou duas vezes como Navio 1000. E, em 2009, um projeto de Fábio foi finalista do Projeto de Gestão de SMS do Sistema Petrobras, com o trabalho “Sempre Rumo à Excelência”, relacionado ao gerenciamento no Gurupi.

Quando estava tudo indo bem encaminhado para o João Cândido, próximo do final do ano e é aí que acaba o nosso suspense. Uma delas significou a necessidade de renunciar ao projeto de imediatar o João Cândido.

“Fui promovido a Comandante, embarcando desde então nos Navios Piraí, Pirajuí e Potengi, qual me encontro embarcado”.

 A outra grande surpresa? Tchan, tchan, tchan!!!

“A gravidez da Janaína, minha esposa”.

E Fábio deixa um recado para os leitores do blog Mulheres Mercantes:

“O João Cândido que me aguarde. Retornarei... mas agora, como seu Comandante, após a sua entrega”.

Um comentário:

  1. Q bacana, Fábio! Muito sucesso pra vc na sua carreira e muitas alegrias com esse baby q vem por aí? Um bjo com saudades da amiga Tati da Barão.

    ResponderExcluir