quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As Mulheres do futuro


Essa mulherada toda junta ai são as 40 novas e futuras Mulheres Mercantes. Elas acabaram de concluir com êxito o estágio de adaptação no CIABA. São meninas de vários estados do Norte e Nordeste. Duas delas me mandaram um textinho dizendo como foi entrar na Marinha Mercante.

Parabéééééééééns, Meninas. Determinação e sucesso a vocês.

Elisa Falcão Ferreira
Rio de Janeiro - RJ
20 anos

Como conheceu a Marinha Mercante?
Conheci a Marinha Mercante através do irmão de um grande amigo meu, que se formou na EFOMM em 2007. Por ele eu soube como era a Escola, a praticagem e os embarques. Logo depois uma série de amigos meus passaram na EFOMM. Foram se formando, e meu acervo de informações sobre a Marinha Mercante só foi aumentando.

Já conhecia alguém que formou e/ou esteve na escola?
Esse amigo que me apresentou a EFOMM e muitos outros que saíram do Colégio Militar do Recife direto para cá.

Qual foi a sua motivação para entrar para EFOMM?
Minha independência financeira e realização pessoal.

Já tem idéia se escolherá Náutica ou Máquinas?
Acredito que Náutica. Eu gosto da ideia do que o Piloto faz. Até no começo da carreira, em que o oficial cuida de partes burocráticas. Mas eu prefiro esperar a viagem de instrução, para vivenciar o ambiente de trabalho e ter certeza de tudo.

O que você espera da sua futura profissão?
Eu espero me realizar, me sentir muito útil e ter a sensação de que eu fiz a diferença no final do dia. E se por tabela eu puder conhecer muitos lugares novos, vai ser incrível.

Layd’izis Nunes da Silva        
Jaboatão dos Guararapes PE
19 anos

Como conheceu a Marinha Mercante?
Conheci a Marinha Mercante através de amigos e de palestras em cursinhos.

Já conhecia alguém que se formou e/ou esteve na escola?
Sim. Uma cliente da minha mãe e alguns amigos.

Qual foi a sua motivação para entrar para a EFOMM?
Principalmente por enxergar a EFOMM como uma ótima oportunidade de realização profissional.

Já tem ideia se escolherá Náutica ou Máquinas?
Apesar de ser apaixonada pelas cadeiras de Máquinas, quero cursar Náutica.

O que você espera da sua futura profissão?
Espero ser capaz de me adaptar bem à rotina a que estarei submetida, ser sempre justa com meus subordinados e ser respeitada e admirada, desempenhando o papel para o qual me prepararei com afinco.




3 comentários:

  1. Olá.
    Meu nome é Kamilla Nascimento e estou muito interessada pela carreira de marinheira mercante. Decidi fazer aprova este ano pois procuro independêcia econômica e por ser filha de militar, ouço falar muito das escolas/faculdades militares. Porém, meu pai sempre diz que ser marinheiro mercante é sinônimo de não ter família. Isso me assusta pois, pretendo sim ter uma vida social estável e constituir família (inclusive eu namoro!). Entendo que em certas carreiras como esta há momentos de ausência porém, fui criada num ambiente assim (com meu pai viajando e talz!) e nem por isso enlouqueci. Gostaria que houvesse esclarecimentos sobre a vida pós-escola. Outra informação que gostaria de saber é: sou carioca mas como meu pai foi transferido, moro hoje em salvador. Caso eu faça a prova aqui em salvador, posso escolher ir para o CIAGA e não para o CIABA. Além disso, gostaria de saber se após a formação, há possibilidade para encontrarmos tempo hábil para outras graduações e etc. Desde já agradeço. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Kamila...Com relação a distancia da familia, como você mesma citou,com um pai militar a distancia é constante, porém na Marinha Mercante essa distnacia tem escala, vai depender do seu periodo de embarque, entao no minimo de 28 em 28 dias você estara em casa,dependerá da empresa que você trabalha. Apesar de você ser carioca o que conta para inscrição é sua residência, entao pessoas que residam no Norte e Nordeste do pais concorrem para o CIABA, se você tiver como se deslocar ao Rio e durante sua inscrição comprovar residência la, você concorrerá para o CIAGA. Apos os 3 anos de escola você terá o periodo de estagio, depois disso como havia dito, dependendo da empresa que trabalhe este tempo para outras graduações pode existir sim...conheço varios colegas que fazem MBA e até mesmo outra faculdade, coisa que não é nada facil.
    Espero ter ajudado!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, gostamos o seu trabalho e gostaríamos de entrar em contato com você para uma proposta de parceria. Nosso email: zonaoffshore@gmail.com

    Att,
    Administração do www. ZonaOffshore .com

    ResponderExcluir