domingo, 7 de dezembro de 2014

Vai para onde quando desembarcar?

Essa semana recebi da Oficial de Náutica Lorena Pintor a dica de um lugar que eu particularmente conhecia, e até desembarquei e embarquei por lá algumas vezes. 
Além de lindo, Itacaré é um lugar ótimo para se comer bem e praticar esportes.



Vamos falar um pouco de um refúgio situado 250 km ao Sul de Salvador, que algum tempo atrás era o paraíso exclusivo dos surfistas, até ser descoberto pelos turistas em geral.
Itacaré tem uma formação geológica única no nordeste brasileiro. O litoral é formado por uma sucessão de 14 praias, cada qual com características bem peculiares e morros cobertos por mata preservada.
É um cenário perfeito para esportes de aventura devido às características da região. Várias atividades podem ser praticadas: surf, rafting, tirolesa, parapente, mountain bike e arvorismo....
E o lugar vem se desenvolvendo muito, mas sem abrir mão da preservação de seus rios, cachoeiras, matas e praias desertas.

Essa cachoeira aí é a de Tijuípe, fica dentro de uma propriedade particular, por isso há uma pequena taxa para entrar, o que vale muito a pena, conta com infraestrutura de banheiros e restaurante. Muito bom passar o dia na praia e chegar aí no fim de tarde
Quem está afim de pegar ondas ou também contemplar a belezas naturais pode optar por uma boa caminhada em meio a trilhas para conhecer as belas praias de Havaizinho, Prainha, Engenhoca e Jeribucaçu.

Havaizinho: essa é uma das praias em que só se chega fazendo uma pequena trilha de 1100m pela Mata Atlântica e você vai poder ouvir o barulho da cachoeira e vislumbrar o mar azul logo a frente

Praia da Engenhoca
Jeribucaçu com seu cenário lindíssimo de encontro do Rio de mesmo nome com o mar
e que forma uma grande piscina de água doce
Mas Itacaré não se resume só a aventura, as praias mais urbanas como Ribeira e Concha possuem águas calmas e uma ótima estrutura de barracas que oferecem o melhor da culinária local como maravilhosos peixes, pirões e batidas com as frutas da região como cacau, graviola, etc. Delícia!

Essa foto foi feita da Ponta do Xaréu que fica no lado esquerda da Praia da Concha
de onde se tem todo fim de tarde um pôr do sol de se tirar o fôlego!

 A Praia da Ribeira parece cenário de um filme de piratas! É uma pequena praia que tem um pequeno veio d’agua e logo na chegada o visitante tem que colocar os pés na água para passar. As barracas são ótimas, têm uma ducha de água doce maravilhosa que chega a fazer massagem nas costas. Além de uma tirolesa para os mais aventureiros!

As noites de Itacaré também não deixam a desejar. Além da rua central, que tem vários barzinhos e restaurantes com música ao vivo, há forró e reggae em outros que começam depois da meia noite. Então não importa a idade. Se você quer agitar ou descansar esse é o lugar.
As pousadas são para todos os tipos de bolsos e gostos. E ficam bem próximas às praias urbanas. Sem falar nos locais e até pessoas que foram lá passear e resolveram ficar e trabalham nas pousadas. Gente muito boa e hospitaleira.
O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus e depois você pode pegar um ônibus e em mais 2 hs por uma estrada ótima e com uma vista maravilhosa já vai tendo um aperitivo do que te espera.
Itacaré é um lugar que você não vai conseguir conhecer em uma visita só. Então aproveite ao máximo sim, mas tenha certeza que você vai querer voltar para desfrutar o que não deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário