terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Formatura da turma Caio Augusto Castro

Amanhã será o grande dia para a turma Caio Augusto Castro, formandos do CIAGA. Muitas turmas ao longo desses anos escolheram pessoas com nomes importantes para o cenário Marítimo ou construíram uma imagem própria do nome da turma, mas esta resolveu homenagear um amigo de turma que fmorreu enquanto estavam no primeiro ano da escola.

"Somos a turma Caio Augusto Castro, uma homenagem ao nosso amigo Caio, que desde o primeiro ano de EFOMM passou a nos acompanhar lá de cima e que nos motiva até hoje a prosseguir nessa carreira. "

Para quem já passou por essa data sabe que a ansiedade toma conta de tudo, então conversei com a Aluna do 3° ano, a Carioca, Isabelle Soares. Ela que conheceu a Marinha Mercante através de amigos que já atuavam na profissão, fala para o blog das Mulheres Mercantes de suas expectativas para esta grande cerimônia de encerramento de um ciclo. 


 Desde o primeiro ano na EFOMM Isabelle percebeu que tinha mais interesse nas matérias de Náutica, principalmente na parte de navegação. Depois de se informar mais sobre as funções a bordo de náutica e máquinas, ela não teve dúvidas: escolheu Náutica.

 A turma representando o número 12, referente ao ano que entraram na escola, 2012.
                 Faltando um pouco mais de 24h para a formatura militar a aluna Isabella, que irá perfilar um dos pelotões a frente do palanque para a última cerimônia, já sente os efeitos desta data.

Último TFM  de corrida da turma
“Frio na barriga, última vez ouvindo o bumbo, parentes ansiosos e, claro, muita choradeira! Um misto de muita alegria e orgulho por ter concluído essa etapa. E aquela saudade de toda a convivência que tivemos durante esses três anos com amigos que se tornaram uma segunda família. “

Isabelle pretende, diferente de muitos, ter experiência na cabotagem durante sua praticagem, pois acredita na navegação tradicional como força para a economia brasileira e tradição marítima.

Da esquerda para direita, alunas, Renata Albuquerque, Raquel Abreu,
Ana Garcia, Maria Gabriela, Caroline Vieira e Isabelle


“Pretendo praticar numa empresa onde eu possa desenvolver minhas habilidades de oficial de Náutica e possa ter contato com diferentes culturas. Não tenho uma empresa específica em mente, mas gostaria de ter experiências na cabotagem. “

Alunas reunidas no pátio
"Espero no futuro me dedicar bastante à carreira, conhecer lugares e pessoas novas, valorizar a profissão e as mulheres que trabalham nesse meio e ter a oportunidade de aprender e ensinar cada vez mais sobre as peculiaridades de ser mercante".

2 comentários:

  1. Que bela homenagem de lembrar para sempre de um companheiro de turma que partiu. Parabéns a turma Caio Augusto Castro !!!

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem! Parabéns aos formandos :D

    ResponderExcluir