quinta-feira, 24 de março de 2011

Ela é uma garota que, como eu, amava os Beatles e ama a Marinha Mercante

Pessoal: recebi o email abaixo de uma de uma das leitoras do blog, a Fernanda Melo, engenheira de produção, de 25 anos de idade. Faz alguns meses que tenho conversado com ela a respeito da profissão, e das dúvidas que ela tinha. Hoje, com orgulho, quero dizer que ela fará parte do quadro de Mulheres Mercantes...
Parabééééééééns, Fernanda. Seu esforço valeu a pena.

Fernanda: "Fiz minha escolha consciente"

"Sem talento algum para escrever, embora esteja certa de ter algo a dizer para motivar e incentivar outras pessoas, inicio o meu relato não com a frase de meu autor favorito, mas com um trecho que muito me chamou a atenção: "... Que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós." (Manoel de Barros).

E, por tanto encantamento, agora posso dizer que farei parte da Marinha Mercante.

Tudo se iniciou com meu fascínio pela engenharia. Passados alguns anos fui descobrindo novas vertentes da profissão. Enquanto meses e anos se passavam fui me tornando instável, com receio e medo do que me esperava num futuro próximo. O desânimo e a desmotivação começaram literalmente a arruinar a minha vida. Foi quando percebi que não era feliz com o curso que minha vida tomava e que não amava realmente a minha profissão. Ainda persistente no objetivo de me tornar engenheira, segui.

A dois anos de me formar eu ainda vivia a implorar esse amor, essa paixão pelo que havia escolhido e quando eu menos esperava numa viagem a uma cidade que jamais visitara. Estava ali a resposta da minha vida, tão clara, tão nítida e junto a ela todo o amor e encanto que sempre busquei.

Conheci os fundamentos da Marinha Mercante numa simples conversa e aquilo começou a fazer sentido para mim. Logo retornei à minha cidade e comecei a pesquisar e tentar entender o que não estava claro. Em buscas feitas na rede, onde compilava informações, deparei-me com severas críticas à profissão mercante. Críticas oriundas dos profissionais que há muitos anos enfrentam as adversidades de estar na classe. No entanto, nenhuma delas me fez desistir de tentar; afinal embarcar era um sonho.

Inscrevi-me no processo seletivo Ason e fui aprovada recentemente. Deixei minha cidade do interior de Minas rumo ao Rio de Janeiro. Nessa caminhada conheci algumas pessoas que foram de extrema importância para que eu pudesse concluir meu objetivo. Muitas dúvidas e se tornaram ainda maiores com o tempo e essas pessoas me acalmaram e me deram tranquilidade para continuar.

Deixo explícita minha sincera gratidão a André Jorge (oficial de máquinas), que me apoiou em tudo desde o primeiro contato, e ao Blog Mulheres Mercantes por prontamente sanar as minhas dúvidas mais urgentes.

Sabe-se bem como é estar longe de casa e dos momentos mais importantes que nossas famílias vivem sem nossa presença. Porém, fazemos uma escolha. E assim fiz a minha escolha consciente. Consciente de tudo que abrirei mão, de tudo que não poderei viver ao lado das pessoas que amo por determinado período de tempo. Enfim, há que se amar o que se dispõe a fazer! Agradeço a Deus por ter encontrado o que me motiva a viver!”.

2 comentários:

  1. Fernanda, desejo toda sorte nessa nova etapa da sua vida!foi muito bom quando eu vi essa reportagem e saber que você será minha amiga de carreira!!!!espero que continue sempre com esse pensamento.bjos,Nathalia Rocha.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço todo o incentivo e suporte que me deu p seguir a carreira q vc tb escolheu, Nathalia.

    ResponderExcluir