quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

FPSO Cidade de São Mateus - Uma tragédia anunciada

Tragédia anunciada no norte capixaba


Por Luciana Aguiar*

Ao ler a manchete da notícia divulgada ontem, 11 de fevereiro, tive que reler umas três vezes novamente para poder acreditar: “explosão deixa três mortos e dez feridos em navio-plataforma no norte capixaba”.

Nesse primeiro momento, ao lembrar das minhas próprias feridas familiares, já que, como neta de um Chefe de Máquinas que também morreu a bordo de uma embarcação, me emocionei com o impacto da notícia. Logo depois, como profissional, voltei a me indignar com o assunto.

Em 2009, como repórter da Revista UNIFICAR, estive a bordo no N/T Lorena BR, juntamente com o Segundo Presidente do SINDMAR, José Válido. Na ocasião, fomos apurar uma série de incidentes que estavam acontecendo a bordo dos navios da subsidiária da Petrobras, na região.

A principal constatação à época foi a necessidade de um apoio médico emergencial mais efetivo para quem trabalha embarcado. Inúmeras foram as ações e denúncias da Representação Sindical para chamar a atenção para o problema.

Lidando diariamente com as especificidades e os riscos inerentes para quem trabalha no mar, estes trabalhadores são expostos a um perigo que não lhes garantia nem ao menos um plano de saúde com cobertura para remoções de helicóptero.

Passados seis anos do incidente que motivou a matéria de 2009, constata-se novamente a ineficiência em lidar com a questão. A Agência Nacional do Petróleo somente tomou conhecimento do incidente uma hora depois do ocorrido, que já se propagava pelas redes sociais. Quantas vidas mais serão necessárias para os responsáveis perceberem que a segurança não pode ter preço?


Clique aqui (http://www.sindmar.org.br/uploads/revistas/pdf/1029unificar2026.pdf) para acessar a matéria veiculada em 2009, nas páginas 58 a 65.





*Luciana Aguiar, jornalista e fotógrafa, foi repórter das revistas UNIFICAR e Portos e Navios.

·          
    

4 comentários:

  1. Muito bom, Laura e Luciana! A vida não tem preço... e a segurança também não pode ter.

    Amplexos, João Theodoro (repórter da Revista Unificar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... pra navegar, ser soft ... / ... pra manobrar ser soft ...

      Excluir