quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mulheres Mercantes no Instagran

Não falei que mais novidades viriam por aí? Sabe onde estamos agora?  No Instagram.




Quem participou do último seminário do SINDMAR já pode compartilhar suas fotos e ainda concorrer a um brinde surpresa. É muito simples participar: basta usar o #mulheresmercantes.

Sua foto compartilhada em nossa rede. Até o fim do ano farei vários sorteios aqui pelo nosso blog.

Acompanhe o Blog e saiba como participar!

Blog das Mulheres Mercantes comemora 80.000 visitas


Pessoaaaaaal, que alegria! Sabem o nosso marco dessa semana? 80 miiiiiiiiil  visitas. Muito o que agradecer a vocês por tudo. Cada uma dessas visitas são um orgulho para mim. Criei nosso blog com o intuito de informar e interagir e esse número de visitas só me deixa satisfeita e realizada com o nosso sucesso.

Agora vamos rumo a 100 mil hein?? Super Feliz.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Da bota ao salto, a vaidade da mulher mercante

A Oficial de Náutica Joana Feitosa já esteve colaborando com o nosso Blog contando suas aventuras no Mar. Agora ela vem nos mostrar a grande transformação que acontece quando ela chega em terra, quando tira a sua bota e coloca um salto.

No passadiço da embarcação que tripula
usando seu macacão e botas de segurança

Joana Feitosa, 29, formou-se na EFOMM em 2009. Sempre muito vaidosa, nunca dispensa um "banho de salão" quando desembarca. Cabelo, corpo, unhas, sobrancelhas etc... Tudo o que nós mulheres adoramos. Além disso, ela também amaaaaaaaaaaa estar antenada com a moda. Roupas e sapatos são seus maiores hobbies.

A Oficial acabando de sair do Salão de Beleza
"Raras são as vezes que saio e não compro nada para mim", brinca Joana para nosso Blog.

A Piloto coleciona pares e pares de sapatos e sandálias. Coleção para qualquer mulher ficar louca. Roupas, então, nem se fala. Em casa ela tem closet só para as "coisinhas" dela.

Joana: "Não importa a onde eu vá, vou arrumada"
"Sempre busco estar bem comigo. Passo 28 dias trabalhando em trajes de segurança, macacão, botas, luvas... Muitas vezes com o cabelo preso. Então, quando chego em terra, adoro me produzir, usar roupas legais, sapatos confortáveis, maquiagem, perfume. Não importa aonde eu vá,vou arrumada"

Joana: "Acho que temos que estar bem vestidos,
homens e mulheres Mercantes"
Sempre valorizando a imagem da mulher que embarca, Joana não dispensa os cuidados em terra.

"Acho que temos que estar bem vestidos. Não digo só as mulheres mercantes, mas os homens também. Ganhamos um salário bom e devemos valorizar o nosso exterior também"

No detalhe do Closet da nossa Oficial
Ela adora dar dicas de salões, lojas e restaurantes. E já está pensando em se tornar blogueira também. Legal, né? Quem sabe em breve teremos mais uma marítima na Blogosfera.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A primeira vez a bordo de uma futura Oficial da Marinha Mercante

Gabriela Montenegro é cearense e cursa o 1° ano da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). Ela nos conta como foi sua primeira visita a um navio.

Aluna Gabriela 1°ano EFOMM

Como escolheu a Marinha Mercante?

- Na realidade eu fiz vestibular da EFOMM por acaso. Conheci o curso através do meu namorado. Ele sugeriu que eu fizesse para ter experiência em vestibulares. Então eu fiz, mas na realidade eu não estava focada em nenhuma escola militar. Estudava para o ENEM no intuito de cursar Engenharia Civil na UFC. Entretanto, como a maioria das pessoas na minha idade, eu não tinha certeza da profissão que queria seguir. Então fiz vários concursos e a EFOMM foi mais um deles. Por sorte, ele foi o 1° a divulgar o resultado. Então continuei no processo seletivo como garantia, pois vai que nada dava mais certo né? Acabou que tive varias opções, medicina, administração, engenharia civil, mas escolhi a EFOMM pela grande influência das pessoas que diziam que eu não poderia perder tal oportunidade e por eu não saber o que queria de verdade. Então fui para a adaptação sem muita certeza se ficaria, se era aquilo mesmo que queria, mas acabei ficando. E estou até hoje. Acabei de cursar o 1° semestre e estou gostando de verdade.

Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou no curso até agora

- Sair de casa é muito difícil para qualquer pessoa. E comigo não foi diferente. Especificamente, lá na escola, a minha maior dificuldade foi o período de adaptação, porque eu sofri muito com a dúvida se era aquilo mesmo que eu queria, ainda mais porque eu estava deixando muita coisa boa para trás. Grandes oportunidades que eu tinha conquistado, minha casa, minha família...foi difícil, mas já passou, e eu consegui.

Alunas Gabriela e Isis no convés do navio Gurupá

Essa foi sua 1° visita a navio?

- Essa foi minha primeira visita sim. Eu fiquei encantada com tudo. O tamanho do navio, cada detalhe que existe nele. É incrível como tudo tem uma função. Por mais simples que a peça seja, ela serve para algo importante. Também adorei o ambiente. É muito bonito ver o mar de "dentro dele". A visita foi sem dúvida muito importante para minha escolha de curso e aprendizado, pois é bem mais fácil aprender na prática, não é?

Alunos conhecendo a praça de Máquinas do  navio

A escolha do curso será só no fim deste ano, Náutica ou Máquinas, já escolheu o que vai cursar?

- Já escolhi o curso. Quero, com certeza, Náutica. Espero realmente conseguir, pois não me vejo em outra coisa.

Alunos tendo instruções no passadiço do Navio

Pretende seguir carreira?

- Como estou no 1° ano, comecei agora. Não tenho muita certeza ainda de como será minha vida daqui a uns anos, mas, inicialmente, eu gostaria de seguir carreira sim. Vou procurar sempre fazer cursos e embarcar para que o Comando chegue o mais rápido possível. No entanto não sei ainda como irei conciliar isso com o fato de eu querer constituir uma família no futuro, mas ai somente o tempo vai dizer.

Ao final da visita no cais do porto de Mucuripe, em Fortaleza
Pronto, Laura, adorei participar do blog, obrigada mais uma vez por nos ajudar com a visita ao Navio, foi ótimo. Beijo

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Blog das Mulheres Mercantes é destaque em reportagem na revista UNIFICAR, do Sindmar

Oi geeeente: como disse na semana passada, a revista UNIFICAR do Sindmar fez uma reportagem bem interessante sobre Blogs. E o blog das Mulheres Mercantes mereceu o maior destaque. Publicaram duas páginas da minha entrevista.



As imagens acima são apenas para vocês terem uma ideia de como ficou a reportagem. Quem quiser ler a matéria e a minha entrevista na íntegra é só entrar no site do Sindmar. Ou clicar AQUI.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mulher do mar participa de protesto na rua

A Jordana Vieira é oficial de Náutica e se formou no CIABA em 2010, reside em Porto Velho e foi lá que ela participou de protestos na rua.

Jordana Vieira, oficial de Náutica

Como soube dos protestos na sua cidade?
 - Assim como a maioria, eu soube pelo facebook, além, claro, de já estar acompanhando os demais protestos pelo Brasil através da televisão. Eu estava na casa de uma amiga quando me chamaram. Não pensei muito e fui. Pintei o rosto e fui protestar.

Por que ir para a rua? 
 Acho que talvez a frase possa ser um hoje um clichê, mas "O gigante acordou". O povo cansou de suportar calado tanta corrupção, abusos feito pelo Governo, impostos altos, os mais altos do mundo. E como cidadã me senti no dever de lutar junto com os outros brasileiros, que contribuem para sustentar este país. Sem contar com a inversão de valores. Enquanto se trabalha dignamente para receber um salário minimo de pouco mais de R$ 600, tem preso embolsando mais de R$ 700,00. Não dá pra aceitar, é muita impunidade. O povo está sendo muito explorado para beneficiar uma minoria corrupta. 

Jordana pintou o rosto e foi para a rua

E por nós marítimos o que o nosso governo poderia mudar?
 Proteger nosso mercado de trabalho. Precisamos ocupar as vagas no nosso setor, precisamos de mais fiscais para a RN 72. Fiquei abismada em saber a quantidade de 60 fiscais para todo o país. É humanamente impossível." Para o Brasil, brasileiros", é isso que queremos. O petróleo é nosso, as riquezas têm que vir para os cidadãos brasileiros e não peruanos, chilenos, americanos, filipinos....etc... Para outras nacionalidades como as dos peruanos o Brasil e os salários de brasileiros é uma maravilha, eles não querem outra coisa. Agora ficamos nós brasileiros tendo que disputar mercado com uma mão de obra que muitas vezes não é tão bem qualificada como a nossa. Tem a barreira da língua também. Eu quero falar português no meu País. Eu sou absolutamente contra em contratar estrangeiros e deixar brasileiros desempregados. 

 Jordana acompanhada dos amigos no protesto:
"Eu fui para a rua naquele dia e irei sempre"

Obrigada, Jordana, por suas palavras. Precisamos de muito mais gente, tanto nas ruas, quanto nos nossos navios, dispostos a fazer a diferença. Parabéns por sua iniciativa e bons ventos.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Sindmar divulga Blog das Mulheres Mercantes na revista Unificar

Genteeeeeeeee, Olha que tudo! Tô tão feliz! Na próxima edição da revista Unificar eu terei uma página todaaaaa minha para falar do nosso blog. Não é demais?

Tô super ansiosa para ver toda a matéria, mas até agora, em primeiríssima mão, só tenho esse pedacinho que consegui com o setor de imprensa. Assim que sair a reportagem eu aviso a vocês.



E quem não recebe a revista poderá lê-la pela internet. Então não haverá desculpas de não saber o que tá escrito na íntegra, hein!

Até la continuem lendo o blog. Está chovendo novidades.

Saudações Marinheiras a todos!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Mulheres Mercantes no 16° Seminário do SINDMAR em Recife

No final de semana passado, o SINDMAR  - Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante, o único representante legal da categoria dos Marítimos, reuniu no Hotel Amoaras, em Pernambuco, cerca de 160 pessoas. Dessas quase 90% eram alunos dos centros de instruções, CIABA e CIAGA.

Parte do público que participou do 16° seminário
Com o intuito de melhorar a visão dos associados e dos novos companheiros de trabalho sobre o mercado de trabalho, o seminário teve 3 dias de duração, com diversas palestras sobre o setor.


Palestrante Isabela Costa, Delegada Regional de Pernambuco,
mostrando as melhores formas de se informar sobre nosso sindicato

O palestrante Edson Areias demonstrou amor a profissão
e fez a plateia  vibrar com suas palavas

Esta sou eu, Laura Teixeira, palestrando sobre o
novo mercado que se apresenta para o  jovem oficial


Após o término do Seminário deu para sentir a satisfação de todos os presentes com o conteúdo de tudo que foi passado, bem como com o que o nosso sindicato tem feito para a categoria, na defesa do mercado e da mão de obra brasileira nas águas brasileiras.


Uma das coisas que mais me deixou feliz é que muitas mulheres estiveram presentes. Isso demonstra que mais e mais estamos dentro deste mercado e estamos sim interessadas em melhorar.