quarta-feira, 24 de julho de 2013

A primeira vez a bordo de uma futura Oficial da Marinha Mercante

Gabriela Montenegro é cearense e cursa o 1° ano da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). Ela nos conta como foi sua primeira visita a um navio.

Aluna Gabriela 1°ano EFOMM

Como escolheu a Marinha Mercante?

- Na realidade eu fiz vestibular da EFOMM por acaso. Conheci o curso através do meu namorado. Ele sugeriu que eu fizesse para ter experiência em vestibulares. Então eu fiz, mas na realidade eu não estava focada em nenhuma escola militar. Estudava para o ENEM no intuito de cursar Engenharia Civil na UFC. Entretanto, como a maioria das pessoas na minha idade, eu não tinha certeza da profissão que queria seguir. Então fiz vários concursos e a EFOMM foi mais um deles. Por sorte, ele foi o 1° a divulgar o resultado. Então continuei no processo seletivo como garantia, pois vai que nada dava mais certo né? Acabou que tive varias opções, medicina, administração, engenharia civil, mas escolhi a EFOMM pela grande influência das pessoas que diziam que eu não poderia perder tal oportunidade e por eu não saber o que queria de verdade. Então fui para a adaptação sem muita certeza se ficaria, se era aquilo mesmo que queria, mas acabei ficando. E estou até hoje. Acabei de cursar o 1° semestre e estou gostando de verdade.

Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou no curso até agora

- Sair de casa é muito difícil para qualquer pessoa. E comigo não foi diferente. Especificamente, lá na escola, a minha maior dificuldade foi o período de adaptação, porque eu sofri muito com a dúvida se era aquilo mesmo que eu queria, ainda mais porque eu estava deixando muita coisa boa para trás. Grandes oportunidades que eu tinha conquistado, minha casa, minha família...foi difícil, mas já passou, e eu consegui.

Alunas Gabriela e Isis no convés do navio Gurupá

Essa foi sua 1° visita a navio?

- Essa foi minha primeira visita sim. Eu fiquei encantada com tudo. O tamanho do navio, cada detalhe que existe nele. É incrível como tudo tem uma função. Por mais simples que a peça seja, ela serve para algo importante. Também adorei o ambiente. É muito bonito ver o mar de "dentro dele". A visita foi sem dúvida muito importante para minha escolha de curso e aprendizado, pois é bem mais fácil aprender na prática, não é?

Alunos conhecendo a praça de Máquinas do  navio

A escolha do curso será só no fim deste ano, Náutica ou Máquinas, já escolheu o que vai cursar?

- Já escolhi o curso. Quero, com certeza, Náutica. Espero realmente conseguir, pois não me vejo em outra coisa.

Alunos tendo instruções no passadiço do Navio

Pretende seguir carreira?

- Como estou no 1° ano, comecei agora. Não tenho muita certeza ainda de como será minha vida daqui a uns anos, mas, inicialmente, eu gostaria de seguir carreira sim. Vou procurar sempre fazer cursos e embarcar para que o Comando chegue o mais rápido possível. No entanto não sei ainda como irei conciliar isso com o fato de eu querer constituir uma família no futuro, mas ai somente o tempo vai dizer.

Ao final da visita no cais do porto de Mucuripe, em Fortaleza
Pronto, Laura, adorei participar do blog, obrigada mais uma vez por nos ajudar com a visita ao Navio, foi ótimo. Beijo

2 comentários: