segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Meninas, eu vi e senti mais orgulho ainda de ser uma mulher marítima

Olá, queridos leitores: demorei mas aqui estou novamente.

E é com muito orgulho que quero dividir com vocês uma primorosa experiência que tive no final da semana passada.

Sabe um daqueles momentos em que você se orgulha de estar presente? Assim foi o que senti no dia 2 de agosto, no plenário 9 da Câmara dos Deputados.

Eu e os representantes da diretoria do Sindmar

Logo que cheguei com demais companheiros de diversos sindicatos não tinha noção do que eu iria assistir. Essa foi minha primeira participação em audiência pública.

Sentamos nos locais destinados para o público e ficamos aguardando. Aos poucos foi chegando cada vez mais gente, gente, gente....Nossa! Fiquei abismada porque não esperava que teria tenta gente interessada nessa causa, a nossa causa. Não por que não seja importante, mas neste mesmo dia começaria o julgamento do famosos "Mensalão", a mídia toooooooda voltada para lá....então!

Bem, a audiência tratava-se mais uma vez de uma tentativa dos armadores de tomarem nossos postos de trabalho, diga-se de passagem, frustrada!

Segundo o deputado federal Edinho Bez, que pediu a realização deste debate, há temor de que embarcações fiquem paradas por falta de tripulantes. O site da Câmara dos Deputados publicou que o Parlamentar disse que “vamos levantar esses questionamentos e saber por que as pessoas não querem mais trabalhar nessa área”.

Assim que o Presidente do Sindmar Severino Almeida começou a falar eu pensei: "Como eu queria que meus colegas de profissão estivessem aqui para ver e ouvir tudo isso!". Se bem que estava sendo transmitido ao vivo via internet. Na defesa feroz dos nossos postos de trabalho Severino foi contundente em dizer:

"Essa posição é totalmente alarmista. Afirmo a vocês que não estão faltando oficiais e vou provar a vocês na minha apresentação".

Severino Almeida durante o seu discurso

Orgulho foi o que senti. Saber que não estamos sozinhos neste mercado tão visado por estrangeiros.

Quando o representante do Syndarma teve sua chance de falar foi até cômico, porque não tinha muitos argumentos para apresentar, somente dizer que faltam oficiais e que precisava de uma flexibilização da RN 72. Não foi suficiente para convencer alguns parlamentares que lá se encontravam. A deputada Jandira Feghali, foi uma das que me deixaram mais cheia desse orgulho. Além de mulher e de ser uma das nossas maiores representantes políticas, ela desarmou qualquer reação dos proponentes dessa reunião ao dizer algo muito claro:

Jandira Feghalli durante a audiência

"Sou brasileira e me senti insultada aqui nesta audiência, porque vocês jamais contarão comigo para aprovar algo que desempregue brasileiros".

Daí fechamos com chave de ouro, muitooooooos aplausos e vários corações cheio de orgulho.

Quem quiser ver o vídeo postado no site da Câmara dos Deputados deve clicar aqui.

5 comentários:

  1. "... tentativa dos armadores de tomarem nossos postos de trabalho, diga-se de passagem, frustrada!"
    Frustada???!!! Já viu quantos Oficiais brasileiros foram substituídos por Oficiais peruanos na Companhia Norsul de Navegação e na Elcano? Eu fui um deles.
    Naaman Sousa de Figueiredo (CLC)

    ResponderExcluir
  2. Bom diiiiiiiiia Comandante, Fiquei muito contente em ver seu comentário no blog, me ajuda muito a divulgar! De fato não sei o numero exato de brasileiros que já foram substituídos por peruanos, nem em navios brasileiros , nem em estrangeiros. Mas acredito que não devam ter sidos muitos, pois poucos casos chegaram a meu conhecimento ou na sede do SINDMAR, senão estaríamos com um monte de oficiais procurando por emprego lá, e o que eu vejo é o contrario. E espero que continue assim. Uma coisa eu sei que é verdade, com a chegada dessa oferta de mão de obra dos peruanos, os armadores estão adorando, porque podem optar por um "perfil" de oficiais para embarque. O senhor lembra la no seminário quando o presidente Severino comentou sobre este assunto? lembro-me dele falando que 2 tipos de oficiais seriam mais afetados com isso: Mulheres e Marítimos com mais de 60 anos. Sabemos que quase 100% das outras categorias não conseguem trabalho após uma certa idade, ficam descriminados e isso não ocorria na nossa categoria né? Acho que sera muito difícil combater isso! Infelizmente! Quando coloquei no post " tentativa dos armadores de tomarem nossos postos de trabalho" , eu me referi a tooooooda a categoria, mais de 2500 trabalhadores que podem de uma só vez sofrer com essa tal "flexibilização" da RN 72. Ainda bem que nem só a Norsul e Elcano nós empregam né? rsrs... Um grande abraço comandante, e muito sucesso no seu retorno! Mais uma vez obrigada por me acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Hoje(08/08), fui informado pela Secretaria do Sindmar em Belém, que a documentação da minha demissão está atrasada (foi sacramentada em 17/07), pois existem mais de 40 (QUARENTA) demissões sendo feitas, na Norsul.
    Claro que não são todas de Oficiais de Náutica, mas, eu achava que os sindicatos deveriam ter conhecimento de demissões de marítimos em geral e não somente os específicos de cada categoria de representados.
    Não custa nada lembrar Brecht:

    "Primeiro levaram os negros
    Mas não me importei com isso
    Eu não era negro

    Em seguida levaram alguns operários
    Mas não me importei com isso
    Eu também não era operário

    Depois prenderam os miseráveis
    Mas não me importei com isso
    Porque eu não sou miserável

    Depois agarraram uns desempregados
    Mas como tenho meu emprego
    Também não me importei

    Agora estão me levando
    Mas já é tarde.
    Como eu não me importei com ninguém
    Ninguém se importa comigo."

    Hoje, sou eu, "Marítimos com mais de 60 anos", amanhã...

    ResponderExcluir
  4. A realidade está diante dos olhos de todos, mas só não enxerga quem não quer ver. O número de oficiais demitidos é expressivo sim, só que muitos nem procuram o sindicatos para falar nada, pelo simples fato de que acham que não terão nenhum amparo e que nada será feito ou pode ser feito, uma vez que a contratação destes oficiais estrangeiros é legal segundo palavras ditas por um dirigente sindical ao CLC Naaman na minha presença. A verdade hoje é que o marítimo brasileiro está perdendo seu posto de trabalho, para uma mão de obra mais barata. O único consolo desta história toda é que o CLC Naaman foi substituido por uma mulher, oficial peruana formada no Panamá que é o maior país de Bandeira de Conveniência, uma das bandeiras mais combatida pela ITF. É esse tipo de oficial que o mercado marítimo brasileiro está absorvendo. Lamentável!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus caros Carmen e Naaman, agradeço mais uma vez por me acompanharem no Blog, sempre serão bem vindos! Grande abraço a vocês.

      Excluir