segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Apaixonada pelo mar, Amanda sonha em entrar para a Marinha Mercante

Geeenteeeee: recebi um texto da Amanda Novaes, uma das leitoras do nosso Blog, que faço questão de reproduzir aqui. Ela ainda não é da Marinha Mercante, mas está a fim de entrar. Mandou umas fotos que tirou quando visitou um estaleiro.





"Primeiramente, gostaria de agradecer o espaço cedido pela Laura e dizer que para mim é uma hoooonra imensa em participar deste trabalho valioso.

Meu nome é Amanda Novaes, tenho 21 anos e sou de São Paulo. Poderia falar de bastante coisa, mas preferi focar no que ultimamente vem sendo a coisa mais importante da minha vida: a carreira profissional.

Pretendo prestar concurso para a ASON e isso é uma decisão e tanto. Por vários motivos. Confesso que até semana passada eu me encontrava em um grande dilema. O fantasma da ASON x FAMÍLIA me assombrava. Mas, nada como a boa e velha conversa com profissionais mais antigos - ou nem tanto - dessa área, um estágio na Transpetro (rs) e muito foco. Ah!, ouvir o seu coração também ajuda.


Para quem não sabe, o período de estudo da ASON é realizado pelo CIAGA (RJ) ou pelo CIABA (Belém). Aproveitei meu período de estágio e estou sugando ao máximo informações, opiniões, dicas dos profissionais (ouça sempre os mais velhos!), etc.

A área marítima cresceu surpreendentemente bem. Tem muuuuuuito campo para trabalhar e o melhor de tudo: paga bem.

Porém não é “só por isso” que devemos nos decidir por uma profissão. Devemos descobrir o que nos motiva mais, pelo quê que somos apaixonadas, onde nos imaginamos anos e anos de nossas vidas.

Eu sou apaixonada pelo mar. Sempre fui.


É até engraçado quando lembro dos meus passeios quando criança.

Como a vez em que fui passar as férias na casa da minha tia no litoral paulista e ela me levou no Porto de Santos.Gente... foi a coisa mais perfeita pra mim! Aqueles navios enooooormes, as roupas do pessoal da Marinha, o ambiente, as cargas, a movimentação, tudo, tudo, tudo.

Como dizem: “escolher profissão é igual casar: você não casa só por dinheiro, e se o fizer, será infeliz. Uma hora ou outra”.

Por isso, meninas, procurem seguir carreira naquilo que as façam feliz, que faça o coração bater mais forte. Nunca desistam de seus sonhos (com o perdão do clichê), sejam persistentes e tenham foco. Foco e confiança é tudo.


A carreira da Marinha Mercante está absurdamente promissora. Eu aconselho.

Claro que tudo tem seu preço, né? Você passa alguns meses em alto mar e tal.

BUT!

Agora, para quem não pretende entrar para a Marinha Mercante (que será uma pena), mas gosta do ambiente, tem outras opções como trabalhar em estaleiros, portos e terminais, certificadoras, classificadoras e assim vai...

Então, para finalizar, boa sorte a todas nós, e que nosso 2011 seja cheio de realizações e até a próxima.

Foi um prazer!

Beijos".


4 comentários:

  1. Parabens Amanda!!!
    Adorei o texto....
    Voce mereçe isso e muito mais...
    Obrigada tbem a dona do blog por postar esse maravilhoso texto....
    saudades...
    Larissa Seresuela
    Canarana MT

    ResponderExcluir
  2. Amandita, é isso aí!! Satisfação na carreira é quando se faz o que se ama fazer. Muito sucesso pra você docinho.

    ResponderExcluir
  3. Amanda, apesar de TODA distância que a vida nos impôs, quero que saiba querida, que esteja onde estiver, você estará sempre em meu coração!
    Muito orgulho de você querida! Siga em frente e parabéns por tudo o que já alcançou e por tudo que ainda alcançará!

    Beijos com saudades,

    Titia Sara

    ResponderExcluir
  4. Lindaaaaaa.... toda sorte do mundo minha marinheira fofa ^.^

    Sucesso SEMPRE!!

    ResponderExcluir