quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mercante com muito orgulho e muito amor

 Bruna Marreiro (no centro da foto) 

Bruna Marreiro já participou do nosso Blog contando como entrou na escola e porque escolheu a profissão. Segundo Oficial de Máquinas, agora ela conta como está indo a sua vida profissional.  

Quando começou a praticar?
 - Em fevereiro de 2012.

Qual foi o processo de escolha da empresa para praticar?
 - Na escola temos três opções. A primeira opção sempre foi a Transpetro pela estabilidade na carreira e vantagens como aposentadoria, benefícios a filhos, possibilidade de embarque de familiares etc.

Você participou de processo seletivo?
 - Não, não ocorre mais processo seletivo. A gente escolhe a empresa de acordo com a disponibilidade
 e classificação dentro da turma.

Hoje em dia a maioria dos recém-formados prefere trabalhar em offshore. Fale dos seus motivos para escolher a cabotagem.
 - Eu gosto de ser mercante, gosto de visitar lugares novos e  também a qualidade de vida que a cabotagem me dá. Acho que se fosse para o offshore iria sofrer muito com o balanço do navio e as condições climáticas. Além disso tem a estrutura que esse navio me dá e o bom ambiente da tripulação. Me encaixei muito bem. Tem ainda os outros pontos falados anteriormente para escolha de empresa na praticagem. Se tornaram pontos importantes para a escolha da empresa para trabalhar.

Você deve ter muitos amigos, OM, recém-formados que ainda não embarcaram. Você indicaria a cabotagem para eles?
- Indicaria. Muitos estão desempregados e perguntam o que eu estou fazendo aqui. E a minha resposta é mais simples possível. Estou trabalhando. Sou mercante e gosto de ser.

O tempo de embarque é um complicador para a cabotagem?
- É difícil. Ajudaria muito se o regime fosse menor. Principalmente pelo fato de eu, sendo mulher, pretender construir família.

Mas já melhorou muito não é? Qual seu regime de embarque hoje!
- Melhorou, muito, mas mesmo assim três meses ainda é muito tempo. Acho que o ideal seria realmente 1x1. Facilitaria até a manutenção dos navios; seriam duas tripulações fixas. Independente de ser 90x90, 60x60 ou 45x45, o importante é sempre estar em evolução. Hoje meu regime é de  2x1, 90 dias por 45.

Nenhum comentário:

Postar um comentário