quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

FPSO Cidade de São Mateus - Uma tragédia anunciada

Tragédia anunciada no norte capixaba


Por Luciana Aguiar*

Ao ler a manchete da notícia divulgada ontem, 11 de fevereiro, tive que reler umas três vezes novamente para poder acreditar: “explosão deixa três mortos e dez feridos em navio-plataforma no norte capixaba”.

Nesse primeiro momento, ao lembrar das minhas próprias feridas familiares, já que, como neta de um Chefe de Máquinas que também morreu a bordo de uma embarcação, me emocionei com o impacto da notícia. Logo depois, como profissional, voltei a me indignar com o assunto.

Em 2009, como repórter da Revista UNIFICAR, estive a bordo no N/T Lorena BR, juntamente com o Segundo Presidente do SINDMAR, José Válido. Na ocasião, fomos apurar uma série de incidentes que estavam acontecendo a bordo dos navios da subsidiária da Petrobras, na região.

A principal constatação à época foi a necessidade de um apoio médico emergencial mais efetivo para quem trabalha embarcado. Inúmeras foram as ações e denúncias da Representação Sindical para chamar a atenção para o problema.

Lidando diariamente com as especificidades e os riscos inerentes para quem trabalha no mar, estes trabalhadores são expostos a um perigo que não lhes garantia nem ao menos um plano de saúde com cobertura para remoções de helicóptero.

Passados seis anos do incidente que motivou a matéria de 2009, constata-se novamente a ineficiência em lidar com a questão. A Agência Nacional do Petróleo somente tomou conhecimento do incidente uma hora depois do ocorrido, que já se propagava pelas redes sociais. Quantas vidas mais serão necessárias para os responsáveis perceberem que a segurança não pode ter preço?


Clique aqui (http://www.sindmar.org.br/uploads/revistas/pdf/1029unificar2026.pdf) para acessar a matéria veiculada em 2009, nas páginas 58 a 65.





*Luciana Aguiar, jornalista e fotógrafa, foi repórter das revistas UNIFICAR e Portos e Navios.

·          
    

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Reajuste Salarial acima do INPC

Em tempos de economia  difícil, ter um reajuste acima do INPC, é uma conquista que dever ser comemorada e valorizada.

SINDMAR divulga o valor da correção salarial para trabalhadores do setor de apoio marítimo.  Abaixo reprodução do comunicado divulgado pelo Sindicato.
"Prezados Companheiros e Prezadas Companheiras,
A cláusula “Da Correção Salarial” do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2016 prevê um reajuste para os valores praticados no ACT e em seus Termos Aditivos, assim como para os valores praticados acima do que consta no ACT e nos termos aditivos.
Serão corrigidas as remunerações e serão corrigidos valores como vale alimentação, ajuda de custo de despesas de viagem e valores pagos a título de gratificações.
O IBGE divulgou nesta sexta-feira o INPC acumulado entre 01/02/2014 e 31/01/2015 em 7,13%.
Conforme definido no caput da cláusula, ao percentual do INPC deve ser acrescido o percentual de 1,5%.
Desta forma o reajuste a ser aplicado será de 8,63% (oito vírgula sessenta e três por cento) a partir de 01 de fevereiro de 2015.
A configuração da correção salarial em Acordo Coletivo de Trabalho é uma importante conquista dos Oficiais e Eletricistas da Marinha Mercante.
O ganho superior à inflação acumulada no período, previsto no ACT, combate a interferência da política econômica e garante que as remunerações e demais valores praticados pelas empresas sigam uma linha de crescimento.
O SINDMAR destaca que o Acordo Coletivo de Trabalho é a garantia de manutenção de direitos trabalhistas e que nele os avanços se concretizam e são garantidos como direito.
Queiram por gentileza confirmar o recebimento e contribuir para a ampla divulgação desta mensagem."

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Desconto indevido - Edison Chouest


Essa semana o SINDMAR divulgou para os associados da empresa Edison Chouest um alerta sobre descontos indevidos. Fiquem atentos!

"Prezados Companheiros e Prezadas Companheiras,

Fomos informados por nossos associados com vínculo com as empresas do grupo Edison Chouest que os mesmos tiveram dois descontos em seus contracheques.

Para associados, a partir da assinatura do ACT e durante sua vigência, neste caso de 01 de fevereiro de 2014 a 31 de janeiro de 2016, a mensalidade sindical é substituída pela contribuição assistencial. Entretanto os descontosnão são cumulativos. Como já foi dito, a contribuição assistencial suspende a mensalidade sindical.

O SINDMAR cobrou das empresas uma posição sobre o assunto e as mesmas reconheceram o equívoco. As empresas informaram que irão levantar os casos em que associados do SINDMAR foram descontados indevidamente e providenciarão os devidos acertos com a restituição dos valores descontados indevidamente.

Agradecemos a todos que nos informaram sobre o ocorrido, mantendo-se em sintonia com o SINDMAR."

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Marítima vai a luta!

Sabe aquelas meninas que não param nunca? Pois bem, essa é a Lis. Ela se formou no CIAGA em 2013 e agora está na reta final da praticagem. Mas sempre que dá, ela retorna para sua paixão, além do mar, a luta.




Sempre muito ativa, Lis parou um tempo com as lutas para se dedicar aos estudos, mas sempre praticava algum esporte, futebol com as amigas, tênis com o tio, este também da Marinha Mercante.



Hoje em dia ela treina sempre que pode, inclusive quando está embarcada e recomenda a todas, pois além de me dar um condicionamento físico excelente também alivia bastante o stress.


Ela ainda tem aulas com o treinador de sua mãe, o Grão Mestre Indio Costa. Lis também foi muito incentivada pelo primo, que, além de ser oficial da Marinha  Mercante , também é empresário do ramo de Lutas.

Lis não compete, busca na luta apenas uma boa forma física e mental. Ela já pratica Muay Thai à aproximadamente dois anos.

Perguntei a praticante oficial de Náutica, como ela faz quando está a bordo?

Lis Reis com os cinturões conquistados na família

“Realmente, a bordo é complicado de manter uma rotina boa de treino, mas o segredo é ter foco e disciplina, assim como organizar os horários de forma a ter um bom descanso do trabalho, seguido de boa alimentação e treino.”