quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vida longa às mulheres nos sindicatos

Muita gente me pergunta como eu fui "parar" no sindicato. Não somente eu, mas minhas amigas e colegas de trabalho Isabella e Symone respondem isso quase todos os dias. Então vamos conhecer  as histórias delas.

Na nossa sociedade, de um modo geral, o sindicalismo é tomado por homens, na maioria de idade mais avançada. Pensando nisso, e visualizando o futuro, o SINDMAR investe em novos sindicalistas. E as mulheres não poderiam ficar de fora, já que, hoje, nos centros de formações o número de mulheres cresce cada vez mais.

Começarei contando a história da nossa delegada regional em Recife - PE, Isabella.


Isabella a bordo

Isabela sempre foi sindicalizada e aproximou-se mais ainda do sindicato quando passou por uma situação horrível durante sua gestação. Essa história já foi publicada na revista UNIFICAR e aqui no nosso Blog. Após dar a luz, ela teve sua licença maternidade gozada normalmente; e logo após voltou a embarcar. Permaneceu a bordo por 2 anos e então decidiu parar para cuidar da família e do filho Pedro.

Desde a época de escola, Isabela se interessava pelos informes, boletins e revista do SINDMAR. Sempre que havia reuniões na delegacia de Recife, lá estava Isabela. Participou de seminários e procurou estar perto sempre, até que um dia o antigo delegado de Recife, Ariel, foi realocado para uma outra delegacia. Assim ele acabou indicando Isabella.



Já como delegada, Isabela visita embarcações (nesta foto com alunos do CIABA)
Para continuar trabalhando na área no qual se formou, e agora com uma nova finalidade, ajudar os marítimos, Isabella aceitou o novo desafio e conta:


"Minha meta no SINDMAR é transmitir o máximo de informações e tentar ajudar no que for possível, ser mais um elo de ligação entre os associados e sindicato, espero continuar contribuindo para os oficiais mercantes."

A nossa mais nova delegada é Symone, que está à frente da nossa delegacia em Aracaju - SE. Assim como Isabella, ela sempre foi sindicalizada. Por intermédio de seu IMT na época, Gabriel Paixão, ela conheceu pela primeira vez as instalações do SINDMAR em 2002, quando ainda era praticante.


Symone acompanhava de perto as ações do sindicato, como ACT´s de sua empresa e ações de greve, onde participava ativamente.

Seguindo o pensamento de trazer mais jovens e mulheres para "dentro" do SINDMAR, o agora atual delegado de Vitória-ES, Ariel, começou a pesquisar perfis em potencial para assumir a então e nova inaugurada delegacia de Aracaju. Durante a cerimônia de inauguração, Ariel e Symone tiveram o primeiro contato e de lá começaram a estreitar laços. Após apresentar Symone a atual diretoria, e visualizando-a como um potencial, mais uma vez o Sindicato resolveu investir.

Symone ao lado de sua companheira de trabalho na delegacia de Aracaju
Grata por todo o apoio que recebeu da diretoria e delegados Symone conta:

"Laura e Isabella, juntamente com os outros companheiros, me deram muita motivação para estar à frente da Delegacia de Sergipe. Estou no início, aprendendo muito, e correndo em busca de mais conhecimentos desse mundo que o Sindmar abrange. Mas já é uma grande satisfação poder contribuir através da Delegacia com os meus e  minhas colegas de profissão com quem tenho conversado, trocado informações e ajudado de alguma forma."

Como a minha forma de integrar a equipe do SINDMAR sempre foi de forma inusitada em breve teremos novos posts nesse estilo. Volto em breve.

Quero lembrar que todos os marítimos, associados, já fazem parte do SINDMAR. Não é porque eles não estão à frente de alguma delegacia ou diretoria que não estão "dentro". Os associados, sim, são o nosso braço forte, nosso músculo. É preciso o apoio de todos para que possamos dar vida longa à nossa instituição.