quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A "Dual Cadet" da Maersk

Olá pessoal!
Hoje vou apresentar a vocês nossa amiga e companheira de profissão Luciana Custódio. Ela se formou pelo CIABA em 2011 e atualmente é prática de Náutica na empresa Maersk. Após ser aprovada no concurso da escola, ela iniciou sua praticagem em navio e atualmente está no Offshore.

Com um irmão mais velho na Marinha Mercante, ela me contou que não sofreu influências para optar por Náutica, mas mesmo assim admira e tem muita curiosidade pela profissão de Máquinas.

Eu acho legal a profissão de Máquinas, e tive a sorte de embarcar nos navios classe L da Maersk, que são os mais novos. Então era bem agradável ir pra lá ajudar os maquinistas. Sempre bom conhecer os dois lados, não ficar muito leiga no assunto. Eu ia por conta própria para conhecer.”

Os maquinistas não se importavam com sua presença no ambiente de trabalho deles? Não rolava um ciúme?
- Não, pelo contrário. Eles gostavam da minha iniciativa de aparecer lá para conhecer.

E eles faziam o mesmo no passadiço? Tinham curiosidade de ir lá?
- Que nada. Eles iam sempre ao passadiço durante a noite, mas somente pra interagir, conversar, tomar café... rsrs... não para trabalhar. Como na Maersk, a maioria dos oficiais é “dual”, eles terminam a faculdade tendo carta pra exercer as duas profissões. Mas claro que eles têm que escolher uma. Por isso eles conhecem bem tanto de Máquina quanto de Náutica e como eu não tenho isso, fiquei interessada e ia sempre lá para aprender mais.

"Eles iam sempre ao passadiço durante a noite, mas somente pra interagir,
conversar, tomar café, afirma Luciana sobre seus companheiros oficiais de Máquinas"
O que de mais interessante aprendeu nessas suas visitas?
- Aprendi muita coisa. Principalmente com relação a operações Offshore... Supply, Anchor handling, lançamento de torpedos, scale squeeze, bunkering…

Qual era a nacionalidade destes tripulantes?
- Variava muito. Dinamarqueses, ingleses, poloneses, russos, eslovenos, escoceses, brasileiros...

Me fale mais sobre essa condição dos oficiais serem Dual. O que você sabe sobre isto?
- Olha, na Dinamarca, eles promovem isso. Por exemplo, e ao contrário do Brasil, eles se formam num total de 5 ou 6 anos, mas nesse meio tempo, eles embarcam e voltam para a escola. Assim eles aplicam o que aprenderam na faculdade. Já nós, brasileiros, chegamos  meio “zerados” nos navios. Infelizmente esta é a nossa realidade! Eles têm conhecimentos dos dois ramos, mas, no final do curso, escolhem o que eles preferem. Atualmente, na Dinamarca, eles estão acabando com esta prática, porque, como no final do curso eles somente escolhem um,  não haveria a necessidade deles ficarem tanto tempo na faculdade.

Entendi. E você sofreu influência do seu irmão para fazer Náutica?
- Em parte sim, mas hoje vejo com outros olhos a profissão de Máquinas. O pessoal no meu navio me chamava de “dual cadet”.
Devido ao seu interesse pelo ambiente de máquinas,
 a Praticante Oficial de Náutica Luciana ficou conhecida como "Dual Cadet"
Muuuuuuuuuito obrigada Luciana por participar do nosso Blog. Assim como você, outras meninas que queiram contar sua história ou dividir conosco algum episódio ou curiosidade na profissão, basta me enviar um email. Para quem ainda não sabe, o email do nosso blog é: mulheresmercantes@gmail.com.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

2º ENCONTRO DE JOVENS MARÍTIMOS

Chegou a vez da cidade do Rio de Janeiro. Depois do sucesso do encontro em Fortaleza, o 2° encontro de jovens marítimos tem tudo para ser muiiiiiiiiiiito bom.

Mais um vez, com o intuito de reencontrar e fazer novos amigos, discutir, debater, conhecer e compreender melhor o cenário em que a nossa Marinha Mercante se encontra, esse evento promete surpreender quem dele participar.



E para participar é muito simples: basta enviar um email para nosso blog com seu nome completo, função e telefone para contato.

Simples, não é?

Se você é Marítimo e está no Rio ou passando pela cidade, não perca essa chance: as inscrições vão até dia 19 de janeiro.