quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Secretaria de Política para Mulheres "abandona o barco"


Eu já havia falado para vocês da minha alegria de estar participando de um Grupo de Trabalho dentro da Secretaria Especial de Política para as Mulheres, SEPM, mas, infelizmente, essa alegria está se desfazendo.

Com o fim do grupo foram feitos alguns encaminhamentos. Um deles determinava que o Ministério do Trabalho formulasse um parecer sobre o assunto e que o grupo apresentasse soluções no período de 30 dias. Bem, com menos de 30 dias trabalhadores e empregador entraram em consenso e definiram uma proposta ao governo. Com essa ação eu já estava vendo nosso maior “problema”, a gestação da mulher mercante, ser resolvido, mas foi aí que começou a minha angústia.

Desde que enviei e-mail, em nome da organização que eu representava, CONTTMAF,concordando com as propostas apresentadas pelos armadores, a resposta que obtivemos foi esta: NADA.

Já se passaram muito mais do que 30 dias e a coordenação do grupo sequer tem respondido a meus e-mails que buscam informações sobre o andamento da proposta.

Só quero que saibam que nem eu, nem o SINDMAR, nem a CONTTMAF, iremos desistir assim tão fácil de alcançarmos esta conquista tão importante para nós, MULHERES MERCANTES.

Este post hoje foi para mostrar minha insatisfação e de todas as Mulheres e Homens Mercantes com o término deste grupo, que tinha tudo para ser um sucesso, mas esbarrou em um muro invisível o qual teremos que transpor.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mercante com muito orgulho e muito amor

 Bruna Marreiro (no centro da foto) 

Bruna Marreiro já participou do nosso Blog contando como entrou na escola e porque escolheu a profissão. Segundo Oficial de Máquinas, agora ela conta como está indo a sua vida profissional.  

Quando começou a praticar?
 - Em fevereiro de 2012.

Qual foi o processo de escolha da empresa para praticar?
 - Na escola temos três opções. A primeira opção sempre foi a Transpetro pela estabilidade na carreira e vantagens como aposentadoria, benefícios a filhos, possibilidade de embarque de familiares etc.

Você participou de processo seletivo?
 - Não, não ocorre mais processo seletivo. A gente escolhe a empresa de acordo com a disponibilidade
 e classificação dentro da turma.

Hoje em dia a maioria dos recém-formados prefere trabalhar em offshore. Fale dos seus motivos para escolher a cabotagem.
 - Eu gosto de ser mercante, gosto de visitar lugares novos e  também a qualidade de vida que a cabotagem me dá. Acho que se fosse para o offshore iria sofrer muito com o balanço do navio e as condições climáticas. Além disso tem a estrutura que esse navio me dá e o bom ambiente da tripulação. Me encaixei muito bem. Tem ainda os outros pontos falados anteriormente para escolha de empresa na praticagem. Se tornaram pontos importantes para a escolha da empresa para trabalhar.

Você deve ter muitos amigos, OM, recém-formados que ainda não embarcaram. Você indicaria a cabotagem para eles?
- Indicaria. Muitos estão desempregados e perguntam o que eu estou fazendo aqui. E a minha resposta é mais simples possível. Estou trabalhando. Sou mercante e gosto de ser.

O tempo de embarque é um complicador para a cabotagem?
- É difícil. Ajudaria muito se o regime fosse menor. Principalmente pelo fato de eu, sendo mulher, pretender construir família.

Mas já melhorou muito não é? Qual seu regime de embarque hoje!
- Melhorou, muito, mas mesmo assim três meses ainda é muito tempo. Acho que o ideal seria realmente 1x1. Facilitaria até a manutenção dos navios; seriam duas tripulações fixas. Independente de ser 90x90, 60x60 ou 45x45, o importante é sempre estar em evolução. Hoje meu regime é de  2x1, 90 dias por 45.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Encontro de Jovens Marítimos em Fortaleza é um sucesso

Foi um Sucesso! E assim serão os próximos. Tenho certeza.


O 1º Encontro de Jovens, realizado em Fortaleza, foi ótimo. Com a participação de 30 marítimos, durante toda uma manhã foi debatido e esclarecido pontos e visões diversas sobre o nosso mercado de trabalho.



Já estou pensando no próximo.

Para quem nos acompanha, no dia 29 de novembro haverá um encontro de Marítimos em Recife. Quem tiver alguma dúvida ou interesse em participar, envie email para mulheresmercantes@gmail.com

Quero mais uma vez agradecer a todos que tiverem a disposição de doar um pouco do seu tempo para entender e debater sobre nosso setor. Aos poucos vamos mostrar para que viemos.