quarta-feira, 31 de outubro de 2012

1º Encontro de Jovens Marítimos já tem local definido

Geeeeeeeeeeente, agora é real...rsrs...Definimos o local do nosso evento.

Estou muito ansiosa para que chegue logo o dia, conhecer novas pessoas, reencontrar antigos amigos, conversar... Será muito legal.

Bem, o dia vocês lembram, né? Será 8 de novembro. O local será o Hotel Praia Centro, em Fortaleza. É muito bem localizado e tem uma estrutura legal para nos receber.

Para conhecer o hotel, clique aqui.




Ainda dá tempo de se inscrever pessoal. Basta enviar email e telefone para contato.

Espero todos lá!

Revista do SINDMAR promove concurso sobre patrono da Marinha Mercante


Oi, gente, ano que vem vamos comemorar o nascimento de uma figura histórica muito importante para a Marinha Mercante.
Quero ver quem adivinha essa.
Ele se chamava Irineu Evangelista de Sousa, nasceu em 28 de dezembro de 1813, em Arroio Grande, no Rio Grande do Sul. É o patrono da Marinha Mercante.
Agora ficou fácil. É ele mesmo, o Visconde de Mauá.
Para comemorar os 200 anos de nascimento do nosso patrono, a revista UNIFICAR está promovendo um concurso bem interessante. Escreva um artigo, conto, reportagem ou crônica sobre o Visconde de Mauá e ganhe um livro especial: a biografia de Mauá, do escritor Jorge Caldeira.

Para saber mais sobre o livro, clique aqui
Regra 1: Se você é um amante de história ou da Marinha, marítimo, não marítimo, maior de idade, menor de idade, homem ou mulher, tanto faaaaaaaz. Basta escrever sobre nosso patrono e enviar para revistaunificar@gmail.com
Não vou mentir a vocês que também estarei concorrendo (rs). Mandarei o meu texto logo logo.
Participem! Mostrem a veia escritora de vocês!
Mais informações no blog da revista UNIFICAR. Clique aqui.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Blog das Mulheres Mercantes apoia o Outubro Rosa, mês de prevenção do Câncer de Mama



Meninas, é sério. Seríssimo!

Eu já tive na minha família dois casos de câncer de mama e sei que assusta, e, pior, MATA!

Mas se for descoberto e tratado no início a chance de cura é muuuuuuuuuuuuuito grande!

Por isso, se você conhece alguém com mais de 40 anos incentive a fazer o exame. A mamografia pode até ser incômoda, mas é necessária para a descoberta. E se você tem menos de 40 anos tem que se cuidar também, Faça o exame do toque sempre. Vá ao seu ginecologista com frequência e mantenha seus exames em dia.

Vá por mim! Câncer mata mais o psicológico que a doença em si.

E sabiam de uma coisa que poucos sabem? O câncer de mama pode aparecer em homens também, apesar de ser menor a ocorrência. Mas acontece.

Então, HOMENS E MULHERES, vamos apoiar e ficar atentos aos sintomas e tratamento do câncer de mama.

Mexericos da Laurinha de volta ao blog das Mulheres Mercantes



Oi geeennnnnteeee! Vocês lembram daquela seção que tinha aqui no Blog chamada "Mexericos da Laurinha"? Desativei ela durante o período da minha gravidez, mas achei conveniente trazer de volta. Afinal, nada como um post mais apropriado para os nossos mexericos do que essa foto do presidente do nosso sindicato, Severino Almeida, conversando com o secretário geral da ITF, David Cockroft, que fiz durante o seminário em Casa Blanca (vejam outros posts sobre o seminário mais abaixo).Não sou expert em linguagem corporal mas parece que as ideias trocadas não eram muito iguais. Fiquei muuuuuuuuuuuuuuuito curiosa para saber o motivo da conversa. Alguém se arrisca a dizer? (rs).



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mulheres e Homens Mercantes. Participem!

1º ENCONTRO DE JOVENS MARÍTIMOS




Genteeeeeeee... Sabendo que nossa juventude marítima busca cada dia mais informações e esclarecimentos sobre o nosso mercado de trabalho, tive a ideia de promover no dia 8 de novembro próximo, na cidade de Fortaleza-CE, o 1º Encontro de Jovens Marítimos.

Só vai dar juventude e vontade de aprender. Se você que está lendo é marítimo e se enquadra nessas características,  junte-se a todos nós.

Basta me enviar um email com seus dados e dizer que está a fim de participar.

Será um belo evento, bem light e informativo. Valerá a pena, eu garantoooooo!!!

O email do nosso Blog é: mulheresmercantes@gmail.com

As inscrições se encerram dia 1 de novembro!

Participe.

Beijos a todos!




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mulheres Mercantes no Seminário em Casablanca: a bandeira sumiu!



A foto acima é de David Heindel, norte-americano (Chairman da Seção de Marítimos da ITF). Claro que vocês notaram que ele está com uma bandeira brasileira à frente.

Vou contar como aconteceu a história.

Um dia antes de começar o seminário em Casablanca, fui, como de costume, visitar o salão para saber onde aconteceria a reunião. Quando entrei no local, com mais dois companheiros, percebemos que faltava a bandeira do Brasil, dentre as diversas que lá estavam representando cada delegado que participava do evento. Bem, como era um dia antes, achamos que, no dia da abertura do evento, lá estaria nossa bandeira. Para nossa surpresa, a bandeira não estava!

Notando a falha da organização, o presidente do SINDMAR, Severino Almeida, aguardou o momento certinho para falar. Depois de vários discursos, quando os debates foram iniciados, nosso presidente resolveu falar.

Olha, minha gente, que tapa de luva! (rs).

Com um tom de voz amigável e, para quem entendeu irônico, Severino Almeida disse em bom inglês:

"Senhor presidente concordo quando o senhor fala da importância de todos esses países aqui representados por essas bandeiras, mas não vi a minha bandeira aqui, a bandeira do Brasil...”

Nesse momento foi um burburinho dentro do salão...(rs). 

Severino voltou a falar:

"Não se preocupem. Da próxima vez eu mesmo me encarrego de trazer a nossa bandeira; não custará nada aos senhores, e colocarei à disposição dos organizadores do evento..."

Entre aplausos e sorrisos sem graça, Severino encerrou a fala e fomos para o intervalo.

Quando voltei me deparei com a cena da foto acima. E adoreeeeeeeeeeei. David Cockroft (Secretário Geral da ITF), teve esta brilhante ideia para se desculpar com a delegação brasileira.

Aplaudido, o Chairman falou:

"Vejam, não esquecemos do Brasil. Ele é destaque e esta à frente."

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Queremos explicações! Morte de Praticante no Panamá alerta para falsos certificados


Gente, o assunto é sério, seríssimo! Conversando com meu amigo e presidente do Sindicato dos Marítimos no Panamá, o Sr. Fruto, ele me relatou uma história que me deixou abismada.

Esse ano uma praticante oficial de máquinas morreu em um navio de bandeira panamenha. A morte aconteceu de forma misteriosa e até agora a família e os amigos não sabem o motivo. As autoridades marítimas também não conseguem explicar o que causou a morte da jovem. O que é mais revoltante é que o comandante é suspeito de estar com seu certificado falsificado e o  primeiro oficial era um recém-formado, que pelo tempo de embarque jamais poderia exercer tal função.



Fiquei revoltada com isso, e perguntei o que podemos fazer para ajudar?

A única forma é pressionar as autoridades para que seja feito com mais empenho uma investigação sobre  essa trágica morte.

E sabe qual a lição? Temos que ficar de olho sobre esse problema mundial de falsificação de certificados. As autoridades marítimas têm que aumentar o rigor na fiscalização.

Vamos ajudar, pessoal? Basta que vocês enviem mensagens de solidariedade e cobrança  de maior agilidade nesse processo. Mandem para o email do blog e eu encaminharei todos ao presidente do Sindicato do Panamá: mulheresmercantes@gmail.com.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Blog das Mulheres Mercantes apoia a campanha: FREE SAID


Meninas,


Um dos temas de maior destaque do congresso que participei no Marrocos foi a campanha de liberdade a um prisioneiro, detido e encarcerado no país.

O nome da Campanha é : FREE SAID

Vou contar a vocês o que um inspetor da ITF (INTERNATIONAL TRANSPORT WORKER´S FEDERATION), me contou sobre o assunto. Said El Hairech é secretário geral da ITF, presidente do comitê árabe da ITF, e, o mais importante, um sindicalista Ativo e Dedicado.

Said já está preso há três meses e pode ser condenado a morte, após acusações infundadas de atentado a Segurança Nacional. Resumindo, Said foi preso por ter defendido trabalhadores do Porto e estar à frente de uma greve.

Fiquei em choque quando ouvi a história dele. Algumas questões passaram pela minha cabeça:

* Como será que está a família desse homem?
* Está preso somente porque fez greve? Meu Deus, aqui no Brasil isso é um direito legal.
* Como é difícil ser sindicalista em uma região tão extremista como essa!

Este post é para pedir a ajuda de todooooooooooos, não somente os Marítimos e Marítimas, mas a todos os leitores do Blog das Mulheres Mercantes. Vamos ajudar a libertar o Said. É facil ajudar e aqui estão as opções:

*  Preencha e envie o formulário da campanha AGIR AGORA.

* Envie um email de solidariedade para:


Assim, nós, marítimos e brasileiros, podemos ajudar um Ser Humano, Filho, Pai, Marroquino e Sindicalista a ser libertado!

Vamos juntoooooooooooos!!!!




segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mulheres Marítimas na Argentina: "As mulheres têm as mesmas condições salariais e de trabalho a bordo", Julia Becerra

Meninas,

Vou começar hoje uma série de posts que retratará como foi minha viagem para o Marrocos. De início, como já havia prometido,  publico uma entrevista com uma colega de profissão da Argentina, Julia Becerra, oficial de Náutica, que conta para nós como é a realidade da Mulher Mercante na Argentina.

Julia Becerra: "As mulheres têm as mesmas
condições salariais e de trabalho a bordo"

Atualmente na Argentina quantas mulheres oficiais estão a bordo?
- Como represento o sindicato dos Oficiais de Náutica, posso falar apenas destas. Temos hoje 57 oficiais embarcadas.

As mulheres trabalham em igualdade de direitos e salários?
- Sim, sim. As mulheres têm as mesmas condições salariais e de trabalho a bordo

Existe alguma lei especifica para Mulheres Marítimas?
- Nós temos um convênio coletivo de trabalho, registrado pela câmara representativa do setor, que representa todo o setor de transporte. Nele existe um capitulo especial para as mulheres, que fala das condições de trabalho para as marítimas.

Nesse convênio vocês tratam da marítima gestante?
- Sim, nele está especificado como a gravidez é tratada. Tudo é detalhado. Como exemplos: a licença paga e a licença excedente.

Como é feito quando a mulher engravida?
- Quando a marítima informa a empresa sobre a sua gravidez, ela decide se quer ou não ficar embarcada. Se preferir a segunda opção, pode ficar embarcada até o quinto mês de gravidez. A mulher dispõe ainda de dois anos de licença. Desses, três meses são garantidos por lei, mais três meses para amamentação. A empresa arca ainda com até três meses mais e depois a mulher pode escolher ficar afastada com licença não remunerada, mantendo seu posto de trabalho.
  
Você conhece alguma marítima que optou por ficar a bordo após a descoberta da gravidez?
- Conheço somente uma, nenhuma mais. Foi uma oficial. Mesmo assim não chegou a concluir o quinto mês.

Bem meninas esta foi nosso pequena entrevista com a Julia, que se mostrou superatenciosa. Quero muito agradecê-la.

Tenho mais um monteeeeeeeeeee de novidades sobre a viagem. Aos poucos irei contando a vocês. Continuem me acompanhando.

beijos da Laurinha