segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Apaixonada pelo mar, Amanda sonha em entrar para a Marinha Mercante

Geeenteeeee: recebi um texto da Amanda Novaes, uma das leitoras do nosso Blog, que faço questão de reproduzir aqui. Ela ainda não é da Marinha Mercante, mas está a fim de entrar. Mandou umas fotos que tirou quando visitou um estaleiro.





"Primeiramente, gostaria de agradecer o espaço cedido pela Laura e dizer que para mim é uma hoooonra imensa em participar deste trabalho valioso.

Meu nome é Amanda Novaes, tenho 21 anos e sou de São Paulo. Poderia falar de bastante coisa, mas preferi focar no que ultimamente vem sendo a coisa mais importante da minha vida: a carreira profissional.

Pretendo prestar concurso para a ASON e isso é uma decisão e tanto. Por vários motivos. Confesso que até semana passada eu me encontrava em um grande dilema. O fantasma da ASON x FAMÍLIA me assombrava. Mas, nada como a boa e velha conversa com profissionais mais antigos - ou nem tanto - dessa área, um estágio na Transpetro (rs) e muito foco. Ah!, ouvir o seu coração também ajuda.


Para quem não sabe, o período de estudo da ASON é realizado pelo CIAGA (RJ) ou pelo CIABA (Belém). Aproveitei meu período de estágio e estou sugando ao máximo informações, opiniões, dicas dos profissionais (ouça sempre os mais velhos!), etc.

A área marítima cresceu surpreendentemente bem. Tem muuuuuuito campo para trabalhar e o melhor de tudo: paga bem.

Porém não é “só por isso” que devemos nos decidir por uma profissão. Devemos descobrir o que nos motiva mais, pelo quê que somos apaixonadas, onde nos imaginamos anos e anos de nossas vidas.

Eu sou apaixonada pelo mar. Sempre fui.


É até engraçado quando lembro dos meus passeios quando criança.

Como a vez em que fui passar as férias na casa da minha tia no litoral paulista e ela me levou no Porto de Santos.Gente... foi a coisa mais perfeita pra mim! Aqueles navios enooooormes, as roupas do pessoal da Marinha, o ambiente, as cargas, a movimentação, tudo, tudo, tudo.

Como dizem: “escolher profissão é igual casar: você não casa só por dinheiro, e se o fizer, será infeliz. Uma hora ou outra”.

Por isso, meninas, procurem seguir carreira naquilo que as façam feliz, que faça o coração bater mais forte. Nunca desistam de seus sonhos (com o perdão do clichê), sejam persistentes e tenham foco. Foco e confiança é tudo.


A carreira da Marinha Mercante está absurdamente promissora. Eu aconselho.

Claro que tudo tem seu preço, né? Você passa alguns meses em alto mar e tal.

BUT!

Agora, para quem não pretende entrar para a Marinha Mercante (que será uma pena), mas gosta do ambiente, tem outras opções como trabalhar em estaleiros, portos e terminais, certificadoras, classificadoras e assim vai...

Então, para finalizar, boa sorte a todas nós, e que nosso 2011 seja cheio de realizações e até a próxima.

Foi um prazer!

Beijos".


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Laurinha no Carnaval 2: três momentos inesquecíveis



E não é que já está todo mundo entrando em clima de Carnaval!

Desde novembroooooooooo que meus amigos vêm me cobrando pra saber onde vou passar o Carnaval. Por isso, resolvi postar três fotinhas de Carnavais muito bons que passei.



Eu estava em Fortaleza ainda quando passei um Carnaval com amigos maravilhosooooos, na Praia de Morro Branco. Aqueles que moraram em Fortaleza sabem o quanto é conhecido este local. Para aqueles que nunca foram e gostam de Carnaval de rua, vale a pena. É muito divertido, maaaaaas também muito lotado!!!



Quem olha a foto acima talvez pense que foi em uma das escolas de samba do Rio ou São Paulo. Mas não. Foi em Vitória mesmo. Fiquei pasma ano passado em acompanhar os desfiles aqui. Primeiro nem sabia que existia, e, quando soube, fiquei impressionada com a qualidade e a grandeza das escolas. Vale a pena assistir. Normalmente os desfiles ocorrem uma semana antes da data do Carnaval. 



E esta última foto foi ano passado, em Prado, na Bahia. Fiquei na casa dessa minha amiga que aparece ao meu lado (de azul). Foi ótimooooo. O trio passava na porta da casa dela. Não perdíamos nada. Ficamos de camarote VIP (rs). Também me impressionei com a estrutura da cidade: três trios elétricos, palco na praça, uma praia bonita e bom atendimento. Foi tudo ótimo, valeu demais.

E este ano para aqueles que não param de me cobrar: nãããããããão sei ainda onde passarei o Carnaval. Assim que souber divulgo, tá? (rs).

Estou esperando as fotos de vocês. Aquele carnaval inesquecível que vocês tiveram. Compartilhem com a gente.

beijos. 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A diferença entre marítimo e oficial da Marinha Mercante

O Globo de hoje publicou carta do assessor de Imprensa do Sindmar, Nilson Mello, sobre a reportagem "No setor naval, faltam profissionais até em alto-mar", sobre a qual já falei em post mais abaixo. O jornalista também questionou a reportagem. Vale a pena ler.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Laurinha no Carnaval: será que eles são?


Após os festejos de fim-de-ano, o que todoooooooooos pensam???
Carnaval é lógico!!!
Ô data boa para estar com os amigos, curtir uma festinha, se divertir e dar muitaaaaas risadas.
Depois que comecei a embarcar não tive nenhum Carnaval em terra. Todos foram embarcados.
Ano passado tive o privilégio de estar ao lado de amigos maravilhosos. Não resisti e fui mexer nos meus arquivos de fotos. Para aqueles que me conhecem sabem meu amor por fotografia. Mesmo no Carnaval eu saio clicando tudo e todos.
Em razão disso, gostaria de compartilhar com vocês uma das fotos mais cômicas que pode se conseguir no Carnaval: o grande e maravilhoso prazer de ver os homens se vestindo de mulheres.



Me divirto demais, vendo eles todos desengonçados de vestidinhos e maquiagens, tentando disfarçar tanta masculinidade com gestos bem femininos. 
Aposto que vocês também devem ter fotos engraças de Carnaval. Mandem para mim. Vamos dar boas risadas juntos!!!
Beijos

sábado, 22 de janeiro de 2011

Escrevam pro Blog das Mulheres Mercantes. As mensagens são bem-vindas


Geeenteeee: tenho recebido muitos comentários aqui no Blog e mensagens de e-mail. Tenho procurado responder a todas. Escrevam, escrevam, escrevam.

Quem foi que disse que mulher no volante é perigo constante?


Geeeenteeee: navegando no site Bolsa de Mulher, encontrei um curso de mecânica para... mulheres. E online! Melhor ainda, gratuito. Acho que vou me inscrever (rs). 

Para saber mais detalhes ou se inscrever, clique aqui.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Para quem quer entrar na Marinha Mercante



Mulheres e homens, genteeeeeee....para aqueles que querem entrar na Marinha Mercante e já têm nível superior, aviso que abriram as inscrições para o ASON, no último dia 12 de janeiro. O encerramento é no dia 31.

Quem se interessar, coooorrrrra e faça parte do processo seletivo.

Para entrar no site e saber mais informações (calendário de eventos, edital etc) é só clicar aqui.


Qualquer dúvida é só mandar email, tá?


BOA SORTE A TODOS!

Igualdade entre mulheres mas não tanto

Geeeennteeee: recebi link dessa matéria publicada no JB Digital. Uma prova de que nossa luta está apenas no começo.

Para ler é só passar a mãozinha do mouse

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Globo errou!

O jornal O Globo publicou na edição de segunda-feira a matéria "No setor naval, faltam profissionais até para o alto mar" (ver reprodução abaixo). O jornal, a exemplo do que ocorreu em artigo recente do colunista George Vidor (ver post mais abaixo), errou uma vez mais. Dessa vez ao confundir déficit de marítimos com o mercado de oficiais da Marinha Mercante. O número apresentado pelo jornal, de 1.700 profissionais, diz respeito certamente a todas as categorias e não apenas a oficiais mercantes, que representam, no máximo um terço desse contingente; ou seja, cerca de 500 profissionais. Portanto, para atender a demanda de 500 profissionais ano, as duas escolas de oficiais da Marinha Mercante já formam um número superior a isso por ano. Sem falar no já célebre estudo divulgado em 2009, elaborado por professores da UERJ, que comprovou que o mercado está em equilíbrio, e que foi mais uma vez ignorado por profissionais do Globo.

Para ler é só passar a mãozinha do mouse na imagem

Hoje, quarta-feira, o próprio Globo publicou uma carta do diretor do Centro de Comunicação da Marinha, contra-almirante Paulo Maurício Farias Alves (ver abaixo), também contestando a reportagem.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mulheres em revista


Geeeeenteee: comprei a revista "você s/a" especial para mulheres. Duas matérias me chamaram a atenção: uma sobre o perfil das executivas que se destacam no mercado de trabalho e outra sobre horóscopo, claro. Quem quiser dar uma olhadinha é só passar a mãozinha do mouse nas imagens.





Quem paga a conta? A mulher ou o marido?


Outra reportagem que achei bem bacana na revista "você s/a" foi essa do "Quem paga a conta?". Fiz até uma enquete aqui no Blog para a gente saber. É bom que o voto é secreto, né? (rs).

domingo, 16 de janeiro de 2011

Oficial da Marinha é destaque entre as mulheres da Presidenta




A capitã de Fragata da Marinha Ester Homsani é a primeira mulher a chefiar os Ajudantes de Ordens da Presidência do país. Recebi essa matéria publicada na Folha de S. Paulo de hoje e gostaria de dividir com vocês. Segundo a reportagem "a chegada de uma mulher ao Planalto forçou ajustes no poder". O jornal destaca também a presença de mulheres em diferentes funções.

Para ler é só passar o mouse nas imagens.

Leitores do Blog Mulheres Mercantes acertam enquete sobre novela Passione


Não foi o Fred, não foi o Gerson, não foi a Stela, não foi o Agnello, não foi o Noronha. Foi a Laura, né? Ou seja: 66% dos que votaram no nosso Blog acertaram.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Saiba como ajudar as vítimas do Rio

O blog Mulheres Mercantes se solidariza com as vítimas das chuvas da região serrana do Rio de Janeiro. Quem quiser contribuir é só clicar no endereço divulgado pelo jornal Extra. Clique aqui.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Agora, lugar de homem também é na cozinha

Que me desculpem os meus amigos "gatões de meia-idade", mas não resisto em publicar esta charge que recebi de uma amiga (rs).

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Colunista do Globo responde a críticas

Gente: George Vidor, colunista do Globo, voltou a escrever sobre a Marinha Mercante em sua coluna no Globo. Dessa vez, publicou trecho de depoimento do presidente do Sindmar, Severino Almeida. Republico aqui no Blog para avaliação de vocês.

Para ler é só clicar na imagem

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Messi é bi e Marta é penta

Olá geeeeennteeeeee: é claro que eu não poderia deixar de me manifestar com a notícia de que a jogadora de futebol Marta foi eleita de novo a melhor do mundo. É mais uma demonstração de que as mulheres estão conquistando seu espaço em todas as áreas. Até mesmo em algumas consideradas "exclusivas" dos homens como o futebol.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Muda o ano, mas o blábláblá continua o mesmo

Mais uma vez a imprensa, dessa vez em artigo assinado no Globo pelo jornalista George Vidor, resolve ir contra um dos preceitos básicos do Jornalismo com J maiúsculo de “ouvir os dois lados” (ou até mais, se for o caso) e decide dar espaço apenas para a Abeam, através de seu presidente Ronaldo Lima, que:

“(...) prevê, apenas para seu segmento, uma falta de 288 oficiais no ano que vem. Esse ´déficit` será crescente até 2014 – a projeção chega a 1.339 oficiais (...)”.

A mesma ladainha, a mesma novela, o mesmo blábláblá de sempre.

Sei que posso cansar todas vocês que visitam o nosso Blog, mas, mesmo assim faço questão que tomem conhecimento do que está escrito no artigo. Prefiro que vocês leiam aqui no Blog das Mulheres Mercantes do que no próprio jornal onde foi publicado ou nos sites que reproduziram a matéria.

É aquela conversinha para boi dormir. Vamos a ela. Escreve o jornalista:

“Curiosamente, existe um fato que agrava o problema: a evasão de profissionais (da ordem de 28%). Esse evasão ocorre, entre outras razões, porque muitas oficiais mulheres desistem ou se licenciam da profissão quando casam ou têm filhos.

É realmente uma situação curiosa, pois as mulheres já correspondem a 45% do total de alunos nas escolas de formação de oficiais de marinha mercante. Elas geralmente tiram notas melhores que os homens e esse desempenho se repete quando estão embarcadas — o cuidado com a limpeza nos navios com tripulantes mulheres muda radicalmente, por exemplo”.

O jornalista reconhece a capacidade de nós, mulheres. Escorrega, no entanto, ao comentar que esse “desempenho” se reflete apenas no quanto as embarcações ficam limpinhas quando existem mulheres a bordo. Faça-me um favor. Uma mulher acaba de tomar posse na presidência da República. Será que o jornalista acha que até mesmo nos navios, lugar de mulher é na cozinha ou na limpeza? E ainda tem o tal do ´no entanto`:

“No entanto, é difícil conciliar gravidez e atividade de marítimo. Esses profissionais costumam ficar embarcados por 28 dias (folgando nos 28 dias seguintes). Na maioria das profissões, as grávidas conseguem trabalhar até as vésperas do parto, mas, no caso das oficiais de marinha mercante, já no primeiro mês isso pode ser um risco, que nenhum comandante aceita correr. Mas a legislação não reconhece essa situação e surge então um conflito. Em terra, as oficiais perdem as gratificações e os adicionais por periculosidade. Passam a ganhar a menos e o ambiente funcional se deteriora.

Depois que os filhos nascem, muitas oficiais desistem da profissão ou se licenciam por longo tempo porque não têm como se afastar de seus bebês por semanas seguidas. Mesmo sem filhos, as oficiais casadas sofrem pressão de seus maridos para deixarem a profissão (situação semelhante ocorre com as mulheres que trabalham em plataformas de petróleo).

Assim, embora faltem marítimos no mercado, oficiais mulheres têm mais dificuldades para serem contratadas pelos armadores”.

Como ouviu apenas um lado para fundamentar seu artigo, George Vidor encerra com a versão, que ele deve considerar definitiva, da Abeam:

“A proposta da Abeam é que temporariamente as empresas possam contratar marítimos estrangeiros para preencher as vagas existentes. Os sindicalistas admitem essa possibilidade, mas apenas no caso de novas embarcações e não para as que já estão navegando”.

Mais uma vez, nós, os sindicalistas, é que somos os “bandidos” na luta travada entre “mocinhos” e “bandidos”.

O trecho “Os sindicalistas admitem  essa possibilidade, MAS APENAS no caso de novas embarcações E NÃO para as que já estão navegando”.

Sindicalistas dizem “Não”. A Abeam propõe.

George Vidor ignorou o já badaladíssimo estudo da UERJ, publicado ano passado no jornal “Valor”, que, com certeza, o jornalista lê diariamente, que constatou que “em um período de cinco anos, de 2009 a 2013, haverá um excesso de oficiais na Marinha Mercante.

Deve ser porque o estudo foi solicitado pelo Sindmar. Imagino!

Dessa vez sou eu que não quero cansar vocês com o meu blábláblá, mas é bom lembrar que o trabalho intitula-se "Projeções e cenários para o mercado de oficiais de marinha mercante até 2013". A principal conclusão é que "nada indica que haverá falta de mão de obra no setor" nos próximos anos.

O estudo, elaborado pelos professores Narcisa Maria dos Santos e Marcelo Rubens do Amaral, do Instituto de Matemática e Estatística da Uerj vai mais longe ainda e indica que haverá sobra crescente de profissionais.

George Vidor, que dizem ter sido um bom repórter de Economia, antes de se tornar colunista e comentarista de TV já há alguns anos, esqueceu também de ouvir o presidente do Sindmar, Severino Almeida. Se não teve tempo, pois estava com pressa para fechar a coluna, deveria ter, ao menos, pesquisado no Google. 

Teria lido que, segundo Severino:

"Nosso objetivo foi o de contribuir com os órgãos públicos, responsáveis pela formulação de políticas e programas que tenham como finalidade o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor de transporte marítimo nacional. Entendemos que, ao apoiar estudos desta natureza, estamos cumprindo o seu papel institucional".

O presidente do Sindmar, à época, disse também que “a própria condição de trabalho dos oficiais de Marinha Mercante ESTIMULA CARREIRAS LONGAS (grifo meu). Quanto mais tempo se fica na atividade, mais fixação se tem por ela, por causa do padrão de vida no mar. A evasão (nos próximos anos) tende a ser reduzida também pelo retorno de muitos oficiais”.

Nem uma linha também sobre a consolidação do grupo de trabalho criado pelo governo para debater a questão da mulher grávida e cujo início das atividades foi publicado aqui mesmo neste Blog que está há poucos meses no ar. Reproduzimos novamente o ofício abaixo.

Para ler é só clicar na imagem

Escrevi no post publicado aqui no Blog que “A demora foi justificada pela troca de governo”. Reconheci que isso é normal. E ainda escrevi:

“Entendo que o processo de transição tem que ser feito com cautela para que possamos saber quem poderá representar o estado neste grupo. Porém, esse adiamento pode se estender mais do que eu ou vocês imaginam. A indicação dessa pessoa para dar continuidade ao processo para criação de um projeto de lei pode ser bem demorada.

Mas quero deixar bem claro a todas mulheres mercantes que tanto eu como o SINDMAR não vamos esquecer disso. Um segredinho para vocês: isso é minha meta pessoal. Não abrirei mão de tal feito. Quero, quero e quero esse projeto. Vocês sabem como é ariana, não é?”

Mais Laurinha do que isso, impossível, não é?

Acredito que um olhar diferenciado na questão da mulher mercante grávida possa modificar a tal evasão citada pelo jornalista. Creio que seja essa a proposta de debate desse grupo de trabalho.

Já que não leu o Valor Econômico, não leu o relatório da UERJ, não ouviu o Sindmar, George Vidor poderia, pelo menos, ler o Blog das Mulheres Mercantes. Quem sabe assim estaria mais bem informado.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Natal embarcado da Ana Claudia

Geeeenteeeee: recebi da Ana Claudia Bouillet as fotos de seu Natal embarcado. Faço questão de dividir com vocês a mensagem e as fotos enviadas.


"Boa noite, Laura.

Eu não poderia deixar de mandar minhas fotos do meu Natal a bordo. Estou embarcada no NT Londrina em Xaréu-CE, a 43 milhas da costa. Esse navio é cisterna. Estamos com 19 tripulantes apenas. Não pudemos embarcar familiares em função da segurança. Mas graças ao nosso Deus foi um Natal muito legal. Pela primeira vez tivemos uma cozinheira a bordo, chamada Janaina da Silva Cavalcante. Ela disse ter sido essa a primeira ceia de Natal que fez.
Depois mando mais fotos e as fotos do Ano Novo.

Desejo um Feliz Natal pra você e um Feliz Ano Novo.

Bj.
Ana Claudia Bouillet".

sábado, 1 de janeiro de 2011

As nove mulheres de Dilma

Geeeennteeee: como vocês já sabem, além de Dilma Rousseff, mais nove mulheres tomaram posse hoje no governo. São elas:

- Ideli Salvatti (PT-SC) - Ministério da Pesca
- Maria do Rosário (PT-RS) - Secretaria de Direitos Humanos
- Miriam Belchior (PT-SP) - Ministério do Planejamento
- Luiza Helena de Bairros (PT) - Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial
- Tereza Campello (PT) - Ministério do Desenvolvimento Social
- Iriny Lopes (PT-ES) - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
- Izabella Teixeira - Meio Ambiente
- Ana de Hollanda - Ministério da Cultura
- Helena Chagas - Secretaria de Comunicação Social

Agora é mãos à obra para provar a capacidade das mulheres. Eu, como mulher, sindicalista e mercante, tenho muitas esperanças.

Miriam Belchior, Tereza Campello, Izabella Teixeira,
Ideli Salvati, Luiza de Bairros, Ana de Hollanda,
Maria do Rosário, Iriny Lopes e Helena Chagas

Mulheres fizeram segurança de Dilma na cerimônia de posse

Como escrevi no post abaixo, antes da posse, seis mulheres foram escolhidas para fazer a segurança de Dilma Rousseff na posse. Enfrentaram a chuva e correram mais de 1 quilômetro ao lado do Rolls-Royce oficial.

Mulheres vão cuidar da segurança de Dilma na cerimônia de posse


Geenteeee: falou em mulher, falou em Laurinha (rs). Recebi o link de uma reportagem da Globo sobre a participação de seis mulheres na segurança da Dilma Rousseff na posse logo mais em Brasília. Tinha que dividir essa honraria com vocês. É uma homenagem a Dilma e às mulheres da Polícia. Começamos a viver realmente um novo tempo.